Vídeo: Dores, assaduras e inflamações ao pedalar?
Hoje o nosso grande amigo Maminha, do Pra Quem Pedala, nos ensina como evitar, combater ou ficar mais forte diante das dores geradas pelos atritos no selim da bike!
Veja maisO pneu é um dos componentes mais importantes de uma bicicleta. Isso porque, da suspensão ao formato do quadro, tudo em uma bike gira ao redor das forças que agem sobre a área de contato dela com o terreno. Ou seja: os pneus.
Por conta disso, o ajuste da pressão dos pneus é fundamental para que sua pedalada aconteça de forma segura, com mais estabilidade, conforto e controle. Confira neste outro texto como calibrar os pneus de sua bike de estrada.
A tabela abaixo é apenas uma recomendação geral. Lembre-se que seu peso e o terreno que você anda alteram a pressão ideal do pneu e que, em locais com muitos buracos e pedras, uma pressão maior é indicada para evitar furos.
Comece pela tabela e siga as dicas abaixo dela para fazer um ajuste fino.
Pressão baixa – Indicada para terrenos mais molhados e de menor aderência e também para aumentar o conforto.
Pressão média – Um bom meio-termo entre tração, conforto e aderência.
Pressão alta – Indicado para terrenos mais duros, lisos e secos, com rolagem mais rápida, quando o terreno tiver menos buracos.
Muitos fabricantes de pneus têm, em seus sites, recomendações de pressão para o uso de seus produtos. Por isso, sempre que ficar em dúvida, convém procurar no site oficial. Além disso, é importante respeitar as recomendações de pressão máxima e mínima na lateral do pneu.
Um dos furos mais comuns nas trilhas são as “mordidas de cobra”, que acontecem quando a câmara de ar é prensada contra o aro, quando atingimos um obstáculo como um pedra, por exemplo. Por conta disso, via de regra, um grande número de bikers optam pelos pneus sem câmara, que furam menos e podem rodar com menos pressão do que os convencionais.
Esse detalhe permite que a bike rode por terrenos esburacados com mais conforto e controle, já que os pneus podem absorver melhor as irregularidades. Além disso, a própria ausência do atrito entre a câmara e o pneu permite que ele “trabalhe” melhor, podendo utilizar calibragens menores, o que aumenta o conforto e a aderência.
A montagem tubeless deve utilizar aros e pneus específicos para isso, além de uma válvula especial, uma fita adesiva que fecha os furos dos raios por dentro do aro e também um líquido especial, chamado selante – ele fecha as microperfurações do pneu para que o ar não vaze, além de ter a capacidade de vedar muitos furos instantaneamente. Vale ressaltar que a maioria dos bons mecânicos já consegue fazer esta instalação, sem dificuldades.
Um pneu maior tem mais volume de ar, o que permite que ele seja utilizado com pressões menores. Via de regra, quanto mais largo for o pneu, menor será sua pressão ideal de trabalho. Normalmente, no MTB maratona e no cross-country olímpico a maioria dos ciclistas utilizam pneus entre 2.0 e 2.35. Já no all-mountain e no enduro, os pneus vão do 2.35 até 2.6.
Muitos pneus têm camadas de reforço estrutural nas paredes laterais ou carcaças mais grossas. Isso protege não só contra furos, mas também permite a utilização de pressões menores, já que a própria estrutura do pneu ajuda em sua resistência contra distorções.
Outro fator importante para a pressão dos pneus é a largura do aro. Uma vez que aros largos suportam melhor o pneu durante as curvas. Por isso, quando combinamos um pneu largo com um aro estreito, muitas vezes, é necessário usar algumas libras a mais para evitar que o pneu dobre em curvas.
Um pneu muito cheio deixa a bike desconfortável e com pouca tração, principalmente em pisos mais escorregadios. Se sentir que a bicicleta está escorregando demais, tente reduzir algumas libras na pressão. Faça ajustes pequenos e preste atenção.
O pneu vazio sofre mais furos estilo mordida de cobra e, no terreno liso, deixa a bike mais lenta. Além disso, um pneu vazio “dobra” mais no aro, e isso pode ser sentido e, muitas vezes, ouvido durante a pilotagem da bike. Se sentir o pneu vazio, aumente a pressão de uma em uma libra, até achar a ideal. Cuidado com pneu muito vazio, já que ele pode escapar do aro e causar um grave acidente. Confira nesta matérias outras dicas de segurança.