O pneu é um dos componentes mais importantes de uma bicicleta. Isso porque, da suspensão ao formato do quadro, tudo em uma bike gira ao redor das forças que agem sobre a área de contato dela com o terreno. Ou seja: os pneus.

Por conta disso, o ajuste da pressão dos pneus é fundamental para que sua pedalada aconteça de forma segura, com mais estabilidade, conforto e controle. Confira neste outro texto como calibrar os pneus de sua bike de estrada.

 

Tabela de pressão geral

A tabela abaixo é apenas uma recomendação geral. Lembre-se que seu peso e o terreno que você anda alteram a pressão ideal do pneu e que, em locais com muitos buracos e pedras, uma pressão maior é indicada para evitar furos. 

Comece pela tabela e siga as dicas abaixo dela para fazer um ajuste fino. 

Pressão baixa – Indicada para terrenos mais molhados e de menor aderência e também para aumentar o conforto.

Pressão média – Um bom meio-termo entre tração, conforto e aderência.

Pressão alta Indicado para terrenos mais duros, lisos e secos, com rolagem mais rápida, quando o terreno tiver menos buracos.

Recomendação do fabricante 

Muitos fabricantes de pneus têm, em seus sites, recomendações de pressão para o uso de seus produtos. Por isso, sempre que ficar em dúvida, convém procurar no site oficial. Além disso, é importante respeitar as recomendações de pressão máxima e mínima na lateral do pneu. 

 

Pneus tubeless 

Um dos furos mais comuns nas trilhas são as “mordidas de cobra”, que acontecem quando a câmara de ar é prensada contra o aro, quando atingimos um obstáculo como um pedra, por exemplo. Por conta disso, via de regra, um grande número de bikers optam pelos pneus sem câmara, que furam menos e podem rodar com menos pressão do que os convencionais. 

Esse detalhe permite que a bike rode por terrenos esburacados com mais conforto e controle, já que os pneus podem absorver melhor as irregularidades. Além disso, a própria ausência do atrito entre a câmara e o pneu permite que ele “trabalhe” melhor, podendo utilizar calibragens menores, o que aumenta o conforto e a aderência.

A montagem tubeless deve utilizar aros e pneus específicos para isso, além de uma válvula especial, uma fita adesiva que fecha os furos dos raios por dentro do aro e também um líquido especial, chamado selante – ele fecha as microperfurações do pneu para que o ar não vaze, além de ter a capacidade de vedar muitos furos instantaneamente. Vale ressaltar que a maioria dos bons mecânicos já consegue fazer esta instalação, sem dificuldades.

 

Largura dos pneus

Um pneu maior tem mais volume de ar, o que permite que ele seja utilizado com pressões menores. Via de regra, quanto mais largo for o pneu, menor será sua pressão ideal de trabalho. Normalmente, no MTB maratona e no cross-country olímpico a maioria dos ciclistas utilizam pneus entre 2.0 e 2.35. Já no all-mountain e no enduro, os pneus vão do 2.35 até 2.6.

 

Camadas de reforço

Muitos pneus têm camadas de reforço estrutural nas paredes laterais ou carcaças mais grossas. Isso protege não só contra furos, mas também permite a utilização de pressões menores, já que a própria estrutura do pneu ajuda em sua resistência contra distorções.  

 

Largura do aro

Outro fator importante para a pressão dos pneus é a largura do aro. Uma vez que aros largos suportam melhor o pneu durante as curvas. Por isso, quando combinamos um pneu largo com um aro estreito, muitas vezes, é necessário usar algumas libras a mais para evitar que o pneu dobre em curvas. 

 

Muito cheio

Um pneu muito cheio deixa a bike desconfortável e com pouca tração, principalmente em pisos mais escorregadios. Se sentir que a bicicleta está escorregando demais, tente reduzir algumas libras na pressão. Faça ajustes pequenos e preste atenção. 

 

Muito vazio

O pneu vazio sofre mais furos estilo mordida de cobra e, no terreno liso, deixa a bike mais lenta. Além disso, um pneu vazio “dobra” mais no aro, e isso pode ser sentido e, muitas vezes, ouvido durante a pilotagem da bike. Se sentir o pneu vazio, aumente a pressão de uma em uma libra, até achar a ideal. Cuidado com pneu muito vazio, já que ele pode escapar do aro e causar um grave acidente.  Confira nesta matérias outras dicas de segurança.

 

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