Vídeo: Dica de Itens de Segurança para Pedalar
Aqui vão dicas de equipamentos essenciais de segurança para você que está começando no pedal, seja ele na rua ou na prática do mountain bike!
Veja maisExistem dois tipos de ciclistas: os que já sofreram um furo de pneu e os que já sofreram vários. Isso acontece porque os pneus de uma bike precisam ser leves e rolarem com eficiência, o que impede a criação de pneus com paredes super grossas, como os de carros e motos.
Porém, independente do terreno que você anda, é possível minimizar os furos com algumas medidas bem simples.
Pressão correta – O primeiro passo é sempre utilizar a pressão correta no pneu da sua bike de estrada e calibrar corretamente os pneus da sua mountain bike. Com isso, você minimiza as “mordidas de cobra”, tipo de furo que acontecem quando a câmara fica prensada entre o aro e algum objeto duro, como uma pedra.
Fitas anti-furo – Muitas pessoas gostam de utilizar a fita anti-furo, que funciona como um escudo, colocado por dentro do pneu, para impedir que objetos furem a câmara. Elas podem ser feitas de muitos materiais, mas, as mais conhecidas, utilizam uma mistura de kevlar e outros materiais resistentes. Tome cuidado na hora de instalar, já que pontas agudas deixadas na fita podem perfurar a câmara.
Confira a fita de aro – A fita de aro serve para tampar os furos por onde passam os raios da roda. Infelizmente, muitas bikes deixam a desejar na qualidade deste componente, o que acaba resultando numa câmara furada pelo aro. Confira se sua fita não está deformada e nem deslocada para o lado, permitindo que o buraco do aro fique exposto. Se necessário, troque a fita.
Pneus velhos – Pneus velhos, desgastados, ressecados e com cortes são muito mais suscetíveis aos furos. Lembre-se que a borracha tem uma vida útil, mesmo que o pneu não esteja sendo usado e, normalmente, quando ela fica ressecada, é preciso trocar o pneu.
Pneus reforçados – Embora sejam mais pesados, alguns pneus possuem camadas adicionais de proteção em sua estrutura. Elas evitam cortes e perfurações nos pneus e podem estar localizadas nas paredes laterais, na banda de rodagem ou no pneu inteiro. Este tipo de tecnologia costuma estar destacada no site do fabricante.
Tubeless – Principalmente no MTB, os pneus montados sem câmara e com líquido selante costumam ser bem menos sujeitos aos furos. Porém, seja na trilha ou na estrada, deixe essa montagem para quem tem experiência com mecânica e use componentes adequados.
Protetor de aro – Os protetores de aros são espumas ou borrachas que podem ser comercializadas em diversos formatos. Eles são montados pode dentro do pneu e evitam que o aro bata no chão em pancadas maiores. Mesmo com o tubeless, uma pedra muito grande pode comprimir o pneu contra o aro, causando um furo no próprio pneu um amassado no aro, por onde o ar pode escapar.