Luvas – Dedo longo ou dedo curto?

A escolha da luva que você vai usar durante sua pedalada é algo bastante particular, assim como a escolha do selim correto. Isso porque, quando falamos em pontos de contato com bancos, manoplas, bermudas e luvas, a escolha torna-se extremamente pessoal – normalmente, quando encontramos um modelo que nos agrada, acabamos optando sempre por ele.

Lembre-se que a luva é um equipamento básico de proteção e que não é recomendável pedalar sem elas. Para saber mais sobre equipamentos que você deve utilizar na prárica do ciclismo, clique aqui.

 

Dedo longo

As luvas que cobrem os dedos, também conhecidas como full-finger, são mais indicadas para o mountain biking, principalmente por oferecerem mais proteção para os dedos em caso de impactos contra galhos e, claro, nos eventuais tombos que acontecem nesta modalidade.

Inclusive, algumas luvas indicadas para modalidades mais extremas como o enduro e o downhill possuem reforços adicionais nos dedos e nas costas da mão. Ao mesmo tempo, existem luvas full-finger mais leves, indicadas para pedalar na estrada em dias mais frios.

O maior problema das luvas de dedo longo é o manuseio de pequenos objetos e ferramentas. Além disso, muitas delas não funcionam bem com telefones de tela de toque – existem modelos específicos para isso.

Encontrar alimentos e objetos nos bolsos traseiros da camisa de ciclismo também pode ser mais difícil com luvas full-finger.

 

Dedo curto

As luvas de dedo curto são mais comuns na estrada, mas muitos praticantes de MTB, principalmente do cross-country, também gostam deste tipo de luva. Elas também ajudam bastante quem costuma sofrer com calor nas mãos, em dias mais quentes.

Apesar de deixar os dedos mais exposto, elas protegem bem a palma da mão em caso de quedas, além de permitirem realizar reparos, como trocar uma câmara furada mais rapidamente, com o mesmo sendo válido para o manuseio de objetos pequenos e telefones.

Além dos ciclistas de estrada, elas também costumam ser preferidas por ciclistas urbanos, já que com elas é muito mais fácil realizar pequenas tarefas, como pegar dinheiro na carteira ou colocar o dedo em um sensor de impressão digital.

Veja também