Vídeo: Como instalar e ajustar o taco em sapatilhas de estrada/speed?
Confira as super dicas de Nildo Guedes de como alinhar corretamente e instalar os taquinhos na sapatilha de estrada/speed.
Veja maisAssim como qualquer outra máquina, a bicicleta precisa estar bem lubrificada para funcionar corretamente. Porém, cada componente dela exige um tipo diferente de lubrificação. Por isso, confira as dicas abaixo para aumentar o desempenho e a vida útil dos componentes da sua bike.
A parte da bike que exige lubrificações mais constantes é, certamente, a corrente. Antes de lubrificar, ela precisa ser limpa e desengraxada, o que pode ser feito durante uma lavagem. Lembre-se de utilizar um desengraxante específico para bicicletas e esfregar bem com uma escova dura para retirar bem toda a sujeira.
A corrente deve ser lubrificada com uma gota de óleo (ou lubrificante de corrente de bicicletas) por elo da mesma. Depois da aplicação, espere alguns minutos para secar e, com um pano limpo, tire o excesso. Jamais aplique graxa na corrente.
É importante ressaltar que existem óleos e lubrificantes para diferentes condições de uso, e isso deve ser levado em conta na hora da aplicação. Fatores como o clima, intervalos entre as aplicações e a quilometragem percorrida pelo ciclista devem ser considerados na escolha do seu lubrificante – leia sempre a recomendação do fabricante.
Antes de lubrificar o câmbio, é importante borrifar desengraxante nele para fazer uma limpeza com um pincel ou escova. Se tiver experiência, desmonte as roldanas e limpe-as também – preste atenção na posição delas antes de desmontar.
Os pivôs e as roldanas podem ser lubrificados com óleo para corrente, mas existem produtos específicos para isso. Lembre-se que câmbios, normalmente, exigem pouca ou nenhuma manutenção e que o excesso de lubrificante pode atrair sujeira.
Bons cabos e conduítes de bicicleta, geralmente, não exigem lubrificação, já que eles são revestidos com teflon. A aplicação de lubrificantes oleosos e graxas não é recomendada nestes componentes, já que isso atrai sujeira, o que trava o cabo dentro do conduíte.
Por isso, quando perceber que seus freios ou câmbios estão sofrendo com o atrito, a melhor coisa a se fazer é trocar o conjunto de cabos e conduítes. Trata-se de um procedimento relativamente barato, que deixa a bike muito mais precisa e confortável de usar – é o tipo de coisa que dá vida nova pra bike.
Se isso não for uma opção, tente limpar o interior do conduíte com um jato de desengraxante e aplique uma gota de lubrificante seco de teflon na ponta do cabo antes de introduzí-lo novamente no conduíte.
Por serem mais complexos, não recomendamos que o iniciante desmonte estes componentes da bicicleta. O serviço é importante, mas exige que o mecânico tenha o mínimo de experiência e ferramentas adequadas.
Ao menos uma vez a cada três meses, é importante conferir a lubrificação e a limpeza destes componentes, limpando-os e reaplicando a graxa correta para eles – o manual dos componentes costuma trazer a informação da periodicidade das manutenções e graxa indicada.
Em caso de chuvas, esta manutenção deve ser bem mais frequente e, caso algum componente seja mergulhando na água, ela deve ser feita o quanto antes. Diferente da corrente, que usa óleo, rolamentos devem ser lubrificados com graxas específicas. Esta lubrificação deve acontecer depois que o componente foi desmontado e, cuidadosamente, limpo.
Muitas vezes, rolamentos selados, presentes em muitas rodas, movimentos centrais e até algumas caixas de direção não podem ser lubrificados, já que a retirada do selamento costuma danificá-los. Normalmente, isso está escrito no próprio rolamento.