Vai começar a pedalar? Então, o primeiro passo é descobrir quem é você no pedal
Para alguns, a bike é um meio de transporte. Para outros, ela é fonte interminável de diversão, saúde ou até condicionamento físico. Por isso, quando conversamos com alguém que vai começar a pedalar, a primeira pergunta a ser respondida é: como você irá usar a bike?
Com essa pergunta respondida, é importante destacar o sexo da pessoa pode ser importante na escolha da bike, já que muitos fabricantes oferecem versões específicas para mulheres dentro de seus modelos. Via de regra, este tipo de bike tem um desenho mais adequado para as proporções femininas, com os pontos de contato com o corpo muitas vezes ganhando componentes especiais como bancos e manoplas, além de outros componentes como um pedivela mais curto.
No texto a seguir, você vai conhecer alguns dos principais tipos de ciclistas e em quais modalidades você se encaixa.
Os ciclistas desta categoria são aqueles que usam a bike como meio de transporte, seja para trabalhar ou para fazer qualquer outra atividade. Via de regra, tratam-se de pessoas que buscam praticidade, simplicidade e, porque não, economia em seus deslocamentos.
Normalmente, nesta modalidade, os ciclistas preferem utilizar pneus para asfalto, com o desenho da bike variando de acordo com a utilização, com o uso de para-lamas e bagageiro sendo indicado em algumas situações.
Além disso, se a velocidade não for preocupação, procure por uma bicicleta que deixe o corpo em uma posição mais ereta, o que facilita a visualização do trânsito.
Caso seu objetivo seja não se cansar e nem suar demais nos seus deslocamentos, as bicicletas elétricas podem ser uma boa opção, com as dobráveis sendo indicadas para aqueles que precisam de praticidade máxima no transporte e no armazenamento.
Se você quer se deslocar em velocidades maiores ou mesmo praticar atividades físicas em ruas, parques e avenidas, você é um ciclista urbano esportivo.
As bikes indicadas para você são ágeis e rápidas no trânsito, proporcionando muita diversão para quem está praticando uma atividade física ao ar livre. Esta modalidade também é apropriada para quem deseja dar uma esticadinha na estrada, em suas primeiras aventuras fora da cidade e do parque.
As pessoas que têm este estilo também valorizam uma bike para deslocamentos mais descompromissados, como ir para a academia, ou fazer trajetos urbanos, onde é preciso andar em maior velocidade, como em avenidas.
Fazer pedais pela cidade, andar por ruas esburacadas ou se aventurar por subidas e descidas em estradas de terra ou trilhas leves são os cenários ideais para este tipo de ciclista. Por isso, se você procura diversão em situações variadas, inclusive no fora de estrada leve, você se encaixa nesta categoria.
Apesar de serem mais indicadas para uso em parques e estradas de terra, este tipo de bike já deve ser durável o suficiente para passar um bom tempo com o ciclista. Afinal, muitas vezes elas funcionam como porta de entrada no esporte, e acabam levando o ciclista que se apaixona a passar para a próxima fase: o Mountain Biker entusiasta e esportivo.
Desbravar sua primeira trilha, fazer o primeiro treino longo com os amigos, descer aquela rampa mais inclinada com o banco quase no peito, pegar uma subida esburacada e até participar das suas primeiras competições. Nesta categoria, encaixam-se aqueles ciclistas que já pedalam há algum tempo ou que, pelo próprio perfil, querem começar com um equipamento capaz de encarar algo mais sério.
Para encarar pedaladas maiores, em terrenos mais desafiadores, esta modalidade exige a utilização de um equipamento mais resistente e durável, que possibilite um maior conforto durante o treino.
Alto desempenho, provas de maratona, circuitos de cross-country olímpico, utilização de fibra de carbono na bicicleta e até suspensão traseira. Se estas palavras fazem parte do seu vocabulário, você está nesta categoria.
Até então, todas as bikes das categorias anteriores eram equipadas apenas com suspensão dianteira. Porém, se o foco for descer mais rápido ou pedalar mais longe, com mais conforto e segurança, a suspensão traseira passa a ser uma excelente opção.
No mundo das competições, todo o foco é no desempenho e no baixo peso. Afinal, depois de muitas horas de treino e de dedicação, todos os detalhes fazem a diferença na hora de uma competição.
Se encaixa nesta categoria quem deseja curtir um pedal longo com os amigos no fim de semana, observar as belas paisagens das estradas rurais do Brasil e, vez ou outra, encarar uma montanha como desafio. Para isso, você vai precisar de uma bike descomplicada, rápida e versátil.
Procure por modelos que ofereçam uma boa dose de conforto, com um desenho de quadro que coloca o ciclista em uma posição um pouco mais ereta – isso é muito importante se seu objetivo for curtir o pedal e não termina-lo o mais rápido o possível.
Aerodinâmica, baixo peso, altas velocidades, subidas duras e sprints ocupam os pensamentos do ciclista de estrada voltado para performance e competições. Para estes, o treinamento e a dieta são levados a sério, muitas vezes com a prática de treinos específicos criados por um treinador profissional.
As bikes destes verdadeiros atletas, que podem ou não serem profissionais, são verdadeiras máquinas de alta velocidade para as estradas, com muitos componentes em fibra de carbono e uma posição de pilotagem bem baixa, que é bem menos confortável mas ajuda o ciclista a cortar o vento. Nesta categoria temos também as bikes de contra-relógio, que são indicadas para triatletas ou competições cronometradas individuais.
Grom é um termo em inglês, que nasceu no mundo do surfe, para designar garotas e garotos praticantes da modalidade. Com o tempo, o termo se expandiu, passando a descrever jovens com um grande espírito de aventura, que valorizam o esporte e gostam de viver experiências que vão além da tela do celular.
Para o Grom, a bicicleta deve oferecer um desempenho condizente com suas expectativas, até para que ele ou ela não sintam que a diversão está sendo limitada pelo equipamento. Trata-se de uma bike que deve suportar muito bem um uso geral, sendo adequada para fazer trilhas e até dar pequenos saltos – uma grande fonte de diversão!
Vale lembrar que não estamos falando de um brinquedo, e sim de uma bicicleta de verdade, capaz de encarar obstáculos de gente grande, estimulando a garota ou garoto a seguir pelo mundo do esporte.