O freio a disco é uma evolução no sistema de frenagem das bicicletas. Os bons modelos oferecem mais controle, potência, precisão e segurança nas frenagens, além de funcionarem melhor na chuva. Existem bons modelos acionados por cabos, mas os hidráulicos acabam sendo melhores em todos os sentidos.
A dor na mão pode ser resolvida mudando o posicionamento na bike, deixando o guidão mais alto e mais perto do ciclista, como você pode ver neste artigo, com dicas para ajustar sua bike. Além disso, é possível investir em uma manopla mais confortável e em uma luva de gel. Evite as luvas muito grossas ou muito macias – o gel deve, apenas, aliviar a pressão nos pontos onde você sente dor.
Muitas vezes, selins grandes e macios não são mais confortáveis, principalmente em pedaladas mais longas. Confira essa e outras dicas para pedalar com mais conforto nesta matéria sobre como ajustar sua bike.
Remover as rodas da bike é um processo muito simples e descomplicado, mas que fica mais fácil ainda se você seguir as dicas deste vídeo sobre como tirar e colocar as rodas da bike.
Os pedais de encaixe permitem fazer mais força e estar melhor conectado com a bike, sendo indicado para quem deseja desempenho. Já os plataformas são mais usados em bikes recreacionais e também por alguns pilotos de downhill ou modalidades com muitos saltos.
Coma antes de sentir fome, beba antes de sentir sede. Confira outras dicas de nutrição e hidratação para ciclistas neste artigo.
Utilize desengraxantes específicos para bicicleta. Aplique o produto, deixe agir e esfregue bem com uma escova. Repita se necessário. Depois enxague bem e aplique um lubrificante para correntes de bicicleta, uma gota em cada elo.
Você pode levar dentro do carro, tirando as rodas da bike, na traseira ou no teto, sempre utilizando um rack especial. Cada método tem vantagens e desvantagens, como maior risco em colisões traseiras com a bike atrás ou acidentes em locais baixos com ela no teto.
As roupas de ciclismo são interessantes para quem busca mais conforto e desempenho. Confira outros equipamentos recomendados para começar a pedalar.
No começo, é comum se incomodar um pouco com o banco da bike, mas, além de fazer um bike fit, existem algumas coisas que você pode fazer para ajustar melhor sua bicicleta para você.
Não. As bermudas e bretelles de ciclismo foram feitos para serem usados sem roupa de baixo, já que as costuras e o tecido podem machucar a pele.
Comprar o tamanho certo da sua bike é fundamental para que você tenha prazer ao pedalar. Bicicletas maiores ou menores do que seu tipo de corpo podem lhe trazer lesões. Aqui tem um post explicando como escolher o tamanho ideal.
Capacete, luva e óculos são imprescindíveis para começar a pedalar! Quando estiver familiarizado e curtindo os pedais, você vai incrementando seus acessórios. Aqui tem um post com dicas do que comprar pro seu pedal ser mais seguro e confortável.
Caso não tenha uma bomba de ar, você pode calibrar em um posto de gasolina. Atente-se às laterais do pneu, onde estão descritas a calibragem mínima e máxima. Neste vídeo explicamos detalhadamente como calibrar seu pneu.