Escolha a bike ideal para encarar suas primeiras trilhas de MTB
Veja mais
Na era da informação, onde grande parte das crianças estão passando suas infâncias na frente da tela de um celular, computador ou televisão, o contato com a natureza, as aventuras com os amigos e os bons momentos ao ar livre se tornaram cada vez mais escassos. Porém, um valioso grupo de garotos e garotas formam a exceção da regra, e mostram que o espírito aventureiro ainda está presente em todas as crianças que quiserem explorá-lo, eles são os GROMS!
Esse entusiasmo pela vida outdoor, colocado em prática através do ciclismo ainda na infância, além de resgatar os bons momentos, risadas e aprendizados do esporte, acarreta em diversos benefícios para a saúde e na vida de um Grom.
Confira abaixo a entrevista com o Dr. Rafael Mantovani – pediatra, com especialização em Endocrinologia, sobre o tema.
– A partir de quantos anos a criança pode começar a andar de bike?
Isso depende do grau de desenvolvimento da criança. Crianças tão novas, quanto 2 ou 3 anos de idade, já são capazes de andar de bicicletas, mas naqueles modelos que não possuem pedais. Existem crianças com 3 a 5 anos de idade que já são capazes de pedalar e aí os pais tem que sentir qual a autonomia maior da criança, qual seu biotipo e qual a tendência: se é de pedalar / coordenar a pedalada ou focar no equilíbrio. Então a seleção da bicicleta, a modalidade e também o estilo da criança são essenciais para você definir qual o tipo da bicicleta será empregada.
– E quais os benefícios da bicicleta para a criança?
– Como fazer a iniciação das crianças no mundo do pedal?
Inicialmente, você deverá selecionar uma bicicleta adequada à idade da criança que vai pedalar e também os acessórios de segurança como: capacete, luvas, joelheiras, que são essenciais para prevenção de acidentes.
Enfim, presentear um(a) filho(a) com uma bicicleta é oferecer o que há de melhor para o desenvolvimento da psicomotricidade de um(a) Grom. Isto é, lhe dar condições de um desenvolvimento global, que abrange os aspectos emocional, cognitivo, do movimento humano e da idade. Além de favorecer o nascimento de boas e duradouras amizades, a vivência de situações de vitórias, derrotas e necessidade de empatia, a oportunidade de superar limites e, talvez, despertar o gosto pela bike como uma modalidade esportiva.
Todos os aspectos citados acima demonstram como a bicicleta pode ser valiosa para o desenvolvimento de um(a) Grom, para que ele(a) se torne um cidadão saudável, tolerante e crítico, e cresça com consciência socioambiental e uma boa saúde mental.