3 dicas básicas de manutenção para sua bike durar mais

1 – Manutenção preventiva

A dica mais importante é sempre realizar a manutenção preventiva da bike. Isso porque, assim como em qualquer outro mecanismo, trocar peças gastas é mais barato do que arrumar um dano maior.

Apertos em geral – Ao menos uma vez por mês, confira o aperto de todos os parafusos da bike. Procure pelo torque correto de aperto e use um torquímetro, principalmente em bikes de alto desempenho, com componentes de fibra de carbono.

Suspensão – A suspensão da bike deve ser revisada em um determinado número de horas. A informação está presente no site do fabricante e no manual do componente.

Transmissão – Confira sempre o desgaste da corrente, já que o mesmo acelera o desgaste das coroas e pinhões, que tem substituição mais cara. O processo é bem simples, mas exige uma ferramenta especial. Se não souber fazer, leve em um mecânico – troque a corrente quando ela atingir 0.75% de desgaste.

Freios – Confira o desgaste de sapatas e pastilhas de freio. Quando estes itens acabam, seus suportes de metal podem danificar o aro da bike ou os discos de freio.

Pneus – Confira a pressão correta dos seus pneus da bike de estrada ou da bike de trilha. Observe o desgaste da banda de rodagem e se eles têm algum corte, que pode colocar em risco sua segurança. Clique aqui para entender como trocar os pneus da bike.

Revisão – Ao menos de três em três meses, é legal levar a bike a uma oficina de confiança, para uma manutenção geral. Nela, serão verificados os estados de cubos, suspensão e todos os outros itens expostos ao desgaste.

 

2 – Limpe a transmissão

Manter a bike limpa é fundamental para que ela tenha menos desgaste, principalmente quando falamos da transmissão. Se não der para fazer uma lavagem completa, convém, ao menos, dar um trato na transmissão, sempre que ela estiver suja.

Em bikes de MTB, é importante lavar com mais frequência, muitas vezes, depois de todos os pedais. Se pegar chuva, a limpeza é obrigatória.

Lave – Use um desengraxante específico para bicicleta. Aplique o produto em abundância sobre a corrente, coroas e cassete. Depois, esfregue tudo com uma escova para tirar bem a sujeira e enxague. Repita até ficar limpo. Uma boa dica é usar uma máquina de limpeza.

Seque – Seque a corrente e o restante dos componentes com um pano limpo. Aguarde alguns minutos para lubrificar.

Lubrifique – Existem vários tipos de lubrificantes, com vários usos indicados diferentes. Aplique, conforme as instruções, basta aplicar uma gota por elo, mas isso varia de produto para produto.

 

3 – Lave a bike

Se possível, lave a bicicleta inteira. Você pode utilizar o mesmo desengraxante da corrente e ir lavando o restante da bike enquanto ele age. Aplique o produto sobre a bike inteira e use uma esponja para tirar a sujeira. Aproveite este momento para procurar por trincas ou outros problemas mecânicos, como cabos desfiando.

Tire o excesso – A melhor coisa que você pode fazer, após um pedal, é tirar o excesso de sujeira da bike o quanto antes, principalmente no MTB. Muitas vezes, vale a pena bater uma água na bike, antes que o barro endureça – isso facilita muito a limpeza depois.

Ordem – Com a bike em pé, comece pela parte de cima, com o selim e o guidão. Depois, vá lavando os tubos da bike, um por um. Enxague tudo e repita, se for necessário, dando atenção para os pontos que ainda estiverem sujos. Em seguida, parta para a transmissão e, por último, para as rodas e pneus.

Seque – É importante secar a bike com um pano limpo e não abrasivo. Evite deixar a bike molhada, principalmente a corrente, que enferruja facilmente.

Lubrifique – Aplique lubrificante na corrente, como explicado acima. Além disso, convém verificar se outros componentes precisam de graxa ou óleo.

Lavadores de pressão – Não use lavadores de pressão com o jato direcionado para pontos como os cubos, suspensão e em outros componentes onde a água possa ser forçada para dentro.

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