Um passo-a-passo simples para você ganhar conforto, desempenho e segurança nas pedaladas

Atualmente, a maioria das mountain bikes no Brasil são equipadas com suspensões dianteiras. O nível do componente, obviamente, varia com o valor. Porém, seja sua suspensão super simples ou super avançada, fazer a regulagem correta é fundamental para tirar o melhor comportamento da sua bike.

O passo a passo a seguir explica como ajustar a suspensão dianteira da bike, mas a regulagem da suspensão traseira é feita de maneira bem semelhante.

Obs – Nas suspensões mais simples, equipadas com molas de aço, você pode tentar seguir os passos abaixo. Porém, muitas vezes, graças às limitações técnicas do equipamento, isso nem sempre será possível.

 

1 – Faça o SAG

O SAG é o quanto a suspensão afunda com o peso do ciclista sobre a bicicleta. Na maioria dos casos, este valor varia entre 15% e 25% do curso da suspensão. Para fazer este ajuste, você vai alterar a pressão de ar da sua suspensão.

Para isso, é necessário utilizar uma bomba de ar especial para suspensões, já que a pressão de trabalho delas costuma ser bem alta.

Recomendação de pressão do fabricante – Muitos fabricantes de bike possuem recomendações de pressão baseadas no peso do ciclista. Às vezes, esta informação está na própria suspensão, mas, em muitos casos, ela pode ser encontrada no manual de instruções ou no site da marca.

Recomendação de SAG do fabricante – Normalmente, o fabricante da suspensão recomenda que o sag esteja dentro de uma determinada faixa. Os valores podem ser encontrados no manual, no site e, em alguns casos, na própria suspensão.

Ajuda de um amigo – Para medir o sag da suspensão, você deve subir na bike sem realizar movimentos bruscos. Isso pode ser feito com ela apoiada na parede ou com um amigo segurando a bike, pelo guidão, para você. Para facilitar a medição, prenda uma fita hellerman na haste da suspensão e veja o quanto ela se movimenta. Lembre-se de fazer a medição com a roupa e os equipamentos que você vai usar para pedalar.

Faz e refaz – Meça o deslocamento da suspensão e anote o número. Se precisar alterar a pressão, mude no máximo 10 libras, comprima a suspensão com o peso do corpo algumas vezes e depois meça o sag novamente, até atingir o valor desejado.

 

2 – Ajuste o retorno

A regulagem de retorno é super importante para o desempenho de sua bike. Ela vai controlar como a sua suspensão vai se estender depois de um buraco. Muito rápido, ela pode jogar você pra cima. Muito lento, a suspensão pode não ter tempo de se recuperar antes do próximo buraco, aumentando os riscos dela atingir o fim de curso – isso se chama pack down.

O botão de ajuste de retorno costuma ficar na parte debaixo da suspensão, na maioria das vezes, no lado oposto ao da câmara de ar – normalmente do lado direto. Via de regra, trata-se de um botão giratório com vários cliques. Ao rodar o botão, a suspensão vai voltar mais rápido ou mais devagar.

Recomendação de fábrica – Quase sempre, o fabricante da sua suspensão terá uma recomendação de cliques, de acordo com a pressão de ar no sistema. Quanto mais pressão, mais cliques você vai precisar usar no retorno para evitar ser jogado para cima. Procure a informação no site do fabricante ou no manual da suspensão.

Empurrar e soltar – Outra forma de regular o retorno é ficar em pé ao lado da bike, empurrar o guidão para baixo com toda a força e soltá-lo repentinamente. Quando você soltar o guidão, o pneu dianteiro da bike deve sair apenas alguns milímetros do chão.

 

3 – Compressão

Algumas suspensões mais avançadas possuem outros tipos de ajustes, como o de compressão. Esse ajuste funciona da mesma maneira que o retorno, ao passar óleo por dentro de pequenas cavidades para gerar resistência, reduzi-se a velocidade da suspensão.

A regulagem de compressão impede que a suspensão afunde rapidamente em buracos grandes e aterrissagens de saltos, mas também pode ser usada para reduzir as movimentações da suspensão durante a pedalada.

Via de regra, você deve começar com a regulagem aberta no máximo e ir apertando de clique em clique, até sentir que a suspensão ficou com o funcionamento áspero, principalmente em pequenos impactos.

 

4 – Ajuste fino

O passo a passo acima é apenas um ponto de partida para a regulagem da sua suspensão. Com o tempo, se sentir necessidade, você pode aprimorar a regulagem da suspensão para obter o comportamento que você deseja.

O melhor método para isso é ter todas as suas configurações anotadas e ir mudando uma coisa de cada vez, sempre prestando atenção no que aquela mudança alterou no comportamento da bike. Caso sinta uma piora, esse método permite voltar, facilmente, à etapa anterior.

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