As principais dicas para você fazer a compra certa com o seu orçamento

Para começar no mundo dos pedais com o pé direito, a primeira coisa que você deve saber é qual o seu estilo de pedalada – Saiba mais. Sabendo isso, é preciso seguir algumas dicas importantes para acertar na escolha da sua bike. Bem como, é preciso entender também um pouco sobre cada tipo de bicicleta. Segue abaixo suas características:

Urbana – Indicadas para quem deseja se deslocar na cidade, seja como meio de transporte ou atividade física e recreacional.

MTB – São as bikes de trilha, com diferentes categorias e modelos, indicadas para usar em parques e até em competições de alto rendimento.

Estrada – Bikes com pneus finos e guidão curvo, indicadas para andar no asfalto em busca de obter condicionamento físico.

Grom – Garotas e garotos –  Bikes com a mesma qualidade de uma bicicleta para adultos, criadas para garotas e garotos com um grande espírito de aventura, que podem ser utilizadas por várias gerações pois tem grande durabilidade e são fabricadas com materiais nobres.

Considere seu orçamento e acerte no tamanho da bike

Tamanho da bike – Para acertar o tamanho, o ideal é comprar com a ajuda de um profissional de bike fit, que é especializado em ajustar a bicicleta ao corpo do ciclista e indicar o tamanho correto da bike. Além disso, você pode procurar a tabela de sugestão de tamanho no site do fabricante da sua bike. Abaixo, confira a sugestão de tamanhos da Sense Bike.

ADULTOS:

GROM (GAROTOS E GAROTAS):

tabela tamanhos bike grom Sense Bike

Orçamento – Considerando que você vai precisar comprar capacete, luvas, óculos de proteção – Saiba mais, ferramentas básicas, bomba de ar e uma câmara reserva – Saiba mais, que são os acessórios básicos para pedalar, tente comprar a melhor bike que couber no seu orçamento – ela vai lhe trazer uma experiência mais positiva de pedalada.

Valores – Bikes muito simples podem apresentar problemas rapidamente, isso porque elas costumam ser feitas com materiais e componentes de baixa qualidade. Por isso, evite bicicletas extremamente baratas.

Bike Fit – Antes de comprar sua bike, o profissional de bike fit ajuda muito a escolher o tamanho correto. Da mesma forma, após a compra, é importante fazer um ajuste postural com este mesmo profissional. Isso porque, ele será capaz de colocar todos os componentes da bicicleta na posição correta para o seu corpo, fazendo ajustes milimétricos, que fazem toda a diferença durante a pedalada.

Conclusão

Acertar na escolha da bike é o melhor caminho para começar a pedalar. Lembre-se que, apesar de envolver a emoção, a compra de uma bicicleta deve ser racional. Por isso, não economize na pesquisa e tente se aprofundar, o máximo possível, no assunto – mesmo que isso tome um pouco do seu tempo.

De uma forma ou de outra, lembre-se que uma bike de qualidade tende a ter mais durabilidade, além de acompanhar o ciclista por muito mais tempo. Até porque, ela será capaz de receber, com mais facilidade, futuras melhorias.

Veja também