A suspensão é um dos componentes mais importantes de uma bicicleta de trilhas. Afinal, ela é quem ajuda a manter o controle e o conforto da magrela, absorvendo os buracos e irregularidades do terreno. Por isso, siga as dicas abaixo e mantenha a suspensão da sua bicicleta sempre em ordem.
Para evitar danos e manter o melhor desempenho durante um pedal, o primeiro passo é ajustar corretamente a suspensão da bicicleta. Se você ainda não fez isso, é extremamente importante fazer. Veja também nosso vídeo de como fazer o SAG da suspensão.
Ao chegar da trilha, passe um pano nas hastas da suspensão ou na haste do shock traseiro para tirar o excesso de pó ou poeira. O objetivo aqui é só tirar o acumulo de sujeira antes que ele seque, facilitando a limpeza e evitando mais contaminação nos selamentos da suspensão.
Passe um pano limpo e seco de forma delicada, no sentido de dentro para fora. Não esfregue nada com força e cuidado com os riscos, principalmente na presença de lama – neste caso, é melhor jogar água de mangueira, sem pressão.
Quando for lavar a bike, de uma atenção especial nesta parte, tirando toda a sujeira e contaminantes com uma espuma macia e produtos indicados para lavagem de bicicletas. Cuidado com jatos de água comprimidos e produtos que possam danificar ou ressecar a borracha do selamento como solventes. Depois de limpo, seque tudo com um pano que não deixe fiapos.
Principalmente se você pedala em locais com lama, o para-lama pode ser uma excelente pedida para proteger a suspensão de sua bicicleta. Além de evitar que a lama voa em você, eles ainda ajudam a evitar que ela seja jogada para cima, atingindo juntamente as hastes da suspensão. A lama, quando acumulada, pode funcionar como um abrasivo. Além disso, por ser molhada, ela pode penetrar nos selamentos do garfo.
Abaixo do primeiro selamento da suspensão, existe (em muitos casos) um pequeno anel de espuma. Este anel utiliza o óleo que está dentro da suspensão para ficar umedecido, segurando assim qualquer sujeira que passe pela barreira inicial de proteção.
Por isso, muitos especialistas sugerem que, antes de um pedal, você vire a bike de cabeça para baixo por alguns minutos. Além de umedecer a espuma, isso ainda lubrifica toda a parte de cima da suspensão, onde acontece boa parte do atrito.
O maior erro no cuidado com sua suspensão é não realizar as manutenções programadas pelo fabricante. No caso da Rock Shox, por exemplo, a recomendação é abrir o garfo a cada 50 horas de uso. Pode parecer exagero, mas rapidamente você vai entender que não é.
Sabe aquele óleo que lubrifica os selamentos e o anel de espuma? Com o tempo, ele seca e fica sujo. Por isso, durante a manutenção o mecânico vai tirar a parte de baixo da suspensão, limpar tudo, colocar um pouco de óleo novo, graxa se necessário e fechar. Trata-se de um serviço relativamente rápido e simples – quase como trocar o óleo do motor do carro.
Sem esta manutenção rápida, sua suspensão fica sujeita a danos que podem ser causados pela ausência de óleo e pela sujeira, que vai se acumular nos componentes causando desgaste. Em alguns casos, o dano pode até causar perda total no componente.
Vale destacar que cada fabricante tem um recomendação diferente, por isso vale a pena conferir o manual de instruções de sua suspensão ou o site da marca.