Entenda as vantagens e desvantagens de cada tipo de pedal e escolha a melhor opção para o seu estilo de pedalada

Caso você esteja chegando agora ao mundo das bikes de trilha, existem boas chances de você já ter ouvido falar dos pedais de encaixe ou clipless – também chamados de clip por muita gente.

Com os primeiros modelos datando dos anos 1970, a tecnologia dos peda

is de encaixe não é recente, mas evoluiu muito ao longo dos anos. Antigamente, eles eram verdadeiras “armadilhas de urso” que prendiam o pé do ciclista. Hoje, porém, seu uso é muito mais amistoso.

Portanto, para dar seus primeiros passos no mundo da bike, é legal entender se este tipo de pedal é ou não indicado para você.

Curiosidade – O termo “Clipless” em inglês significa “Sem Clip”. Isso porque,  naquela língua, o famoso firma-pé se chama clip. Logo, um pedal que dispensa o firma-pé é um clipless.

Pedal de Encaixe

O pedal de encaixe funciona com um sistema composto por um pedal com um mecanismo de retenção e um “taquinho”, que vai preso, embaixo da sapatilha. É este taquinho que se encaixa no pedal. A liberação é feita girando o calcanhar lateralmente. Clique aqui e veja como escolher sua sapatilha.

Existem muitas marcas e tipos de pedais de encaixe, mas, aqui no Brasil, os mais comuns são os da marca Shimano. Via de regra, toda a linha de pedais da Shimano é super durável, confiável e simples de usar – embora existam opções mais leves no mercado.

Vantagens

Terreno acidentado – Com o pé encaixado no pedal, é mais fácil pedalar sobre terrenos esburacados, principalmente em bikes sem suspensão traseira.

Melhor controle da traseira – Como você pode controlar a bike com os pés, fica mais fácil encaixar a roda traseira nos obstáculos, além de puxar ela para cima, para evitar uma pancada.

Ser um com a bike – O clipless reforça a união do ciclista com a bike, fortalecendo aquela sensação de união com o equipamento.

Posição de pedalada – Com um bom bike fit e um pedal de encaixe, você pode colocar seu corpo na posição perfeita para pedalar e garante que ele fique assim durante toda a pedalada.

Cadência mais alta – O uso de pedais de encaixe permite que você gire mais, já que ele evita que o pé saia do pedal em altas rotações.

Mais potência – É possível puxar e empurrar os dois pedais ao mesmo tempo, o que multiplica sua força. Isso é muito útil em sprints e trechos onde a potência é mais exigida.

Saltos fáceis – Embora não seja a melhor maneira, é muito fácil pular com a bike, puxando o guidão e os pedais para cima, ao mesmo tempo.

 

Desvantagens

Bike fit quase obrigatório – Um taquinho mal posicionado na sapatilha pode levar, rapidamente, a uma lesão no joelho. Por isso, com os pedais de encaixe, o bike fit é extremamente recomendado, ou seja, pode ser considerado obrigatório para os menos experientes.

Tombo parado – Esquecer de soltar o pé ao parar a bike e cair para o lado é algo que, muito provavelmente, vai acontecer com você também.

Curva de aprendizado – Demora um certo tempo para você pegar confiança nos pedais, principalmente nos trechos mais difíceis.

Bunny-Hop falso – Quem aprende a pular com pedais de encaixe não aprende a técnica correta para saltar obstáculos. Isso quer dizer que, se o obstáculo for realmente alto, você terá mais dificuldade para passar por ele.

Dicas

– Comece usando a regulagem do pedal bem solta.

– Use taquinhos para iniciantes Shimano multi-release, que soltam em várias direções.

– Se preferir, comece com pedais mistos – um lado plataforma, outro de encaixe.

– Tente aprender o bunny-hop de verdade. A versão clipless não é tão eficiente.

 

Pedal Plataforma

Os pedais plataforma não tem sistema de encaixe e muitas vezes acompanham bikes mais simples. Além disso, existem pedais plataforma de alto desempenho, indicados para praticantes de modalidades mais extremas, como o enduro ou mesmo para modalidades que envolvem saltos e acrobacias.

Vantagens

Múltiplas posições – Poder mudar a posição do pé no pedal permite encontrar uma melhor postura durante curvas e saltos, principalmente se o piloto for experiente.

Sem sapatilha – Apesar de existirem muitas boas sapatilhas para pedais plataforma, seu uso não é obrigatório. Isso facilita na hora de um uso mais descompromissado da bike, como ir à academia ou à padaria.

Super fino – Algumas plataformas modernas são super finas, permitindo baixar o centro de gravidade do conjunto bike//piloto.

Ejeção imediata – Em caso de tombos, é muito mais fácil se livrar de uma bike sem pedais de encaixe.

Bunny Hop de verdade – Para pular com pedais plataforma, você vai ter que aprender a verdadeira habilidade do bunny hop (ou Bob). Nele, você puxa a frente da bike para cima e, usando o movimento do corpo, puxa levanta a traseira do chão logo depois. Esta é a melhor maneira de pular obstáculos com a bike.

 

Desvantagens

Terreno acidentado – Manter os pés nos pedais em no terreno esburacado é muito mais complicado de plataformas, principalmente em bikes sem suspensão traseira.

Menos controle da traseira – Apesar de ser possível controlar a traseira da bike mesmo com os pés soltos, isso exige bastante habilidade e treino do piloto.

Cadência mais baixa – Como o pé pode escapar, girar rápido é muito mais difícil com os plataformas.

Experiência e treino – Embora seja possível ser extremamente rápido com pedais plataforma em qualquer tipo de terreno, esse é o tipo de coisa que exige muita habilidade do piloto. Basta dizer que, mesmo no circuito mundial de Enduro, poucos pilotos correm de plataforma, mas existem vencedores usando os dois tipos de pedal.

Pedal na canela – Quem não se lembra das primeiras pedaladas ainda criança, quando o pedal escapava do pé, girava para trás e pegava na canela?

 

Dicas

-Ande de BMX, ela é a base para qualquer usuário de pedais plataforma.

-Use caneleiras para evitar dolorosas batidas de pedal.

-Treine para aprender a seguir o movimento do terreno com as pernas, habilidade que evita perder o contato com os pedais.

-Calcanhar para baixo, travando os pés contra o pedal.

-Aprenda a saltar com a verdadeira habilidade do bob ou bunny-hop.

-Use uma sapatilha específica para pedais plataforma.

Veja também