Por Helena Coelho – Mulheres de Gravel

 

Qual modalidade começar no ciclismo? Essa é uma dúvida muito recorrente para aqueles que querem comprar uma bicicleta para começar. Do senso comum vemos o óbvio: muitas MTBs rodando na cidade (100%) em asfalto, muita MTB rodando em asfalto e estradão e muita gente fugindo das bicicletas de estrada, pelo medo do pneu “fino”.

MTBs são bicicletas originalmente desenhadas para trilhas, terrenos irregulares, que exigem técnica e componentes específicos como: suspensão, pneus mais largos e com mais cravos. Mas será que o asfalto das nossas cidades, por mais irregulares que sejam, necessitam desse tipo de equipamento para deslocamentos e/ou passeios urbanos?

Em uma conjuntura de cidades que precisamos pedalar muitos kms no asfalto e na maioria das vezes não temos acesso à trilhas, mas sim à estrada de terra batida (famoso estradão), uma bicicleta de gravel (de aventura ou de cascalho) se apresenta como a melhor opção.

A versatilidade da bicicleta de gravel, que flui bem no asfalto, para deslocamento, com a opção de colocar tubless e bagageiro, com pneus maiores para enfrentar asfaltos irregulares e ao mesmo tempo com uma geometria mais agressiva para render melhor. Uma combinação perfeita para deslocamentos.

Uma bicicleta que também atende bem em relação às bicicletas de estrada (tradicionais), pela geometria e conforto que os componentes  proporcionam, garantindo maior segurança para aqueles que querem começar no ciclismo.

Sair do asfalto e acelerar no estradão, uma bicicleta mais arisca na terra, mas mais rápida e com menor manutenção que uma MTB.

Por fim, a modalidade gravel é um convite a iniciar nas longas distâncias, explorar lugares e fazer bikepacking. Ainda te faltam motivos para escolher essa modalidade? Vamos juntos?

Veja também