Vídeo: Como Limpar a Relação da Sua Bike?
Confira dicas preciosas do Nathan Braga – ciclista e amante do pedal – para limpar a relação da sua bicicleta em casa de maneira prática e econômica.
Veja maisA cada dia, mais e mais pessoas escolhem a bicicleta não só como meio de transporte, mas também como forma de manter a saúde física e a mental. Afinal, quem pedala vive menos estressado, seja praticando um esporte ou indo e voltando do trabalho, a bicicleta oferece diversos estímulos importantes para a saúde mental do ciclista.
Para falar mais sobre este assunto, conversamos com Del Bonetti, psicologo do esporte que trabalha com atletas de renome como Mario Couto e Rubinho Valeriano. Em resposta, ele preparou o artigo que você lê abaixo.
Durante nossas vidas, passamos por diversos enfrentamentos, muitas vezes, de forma bem intensa, numa busca constante por equilíbrio, tanto em questões de saúde metal, física e desenvolvimento social, como também, melhor qualidade de vida.
Nesses enfrentamentos cotidianos, lidar com questões como estresse, ansiedade e depressão fazem parte desse contexto. Tais questões são parte de nossas vidas, mas, para o confronto de forma efetiva, é importante ressaltar sobre o desenvolvimento de alguns aspectos emocionais que ajudam muito, sendo eles: autoestima, autoconfiança, resiliência, sentimentos de superação, enfrentar desafios, empatia, etc.
Tais aspectos estão relacionados com repertórios de comportamentos assertivos das pessoas, tudo é desenvolvido à medida que ela interage, de forma assertiva, com o ambiente em que vive. Mas onde a bike se encaixa nisso? Na verdade, boa parte da resposta sempre esteve por aí… nas trilhas, estradas, ruas e rodovias. A Bike!
Porque ela oferece todas as condições para a pessoa desenvolver os aspectos que citei acima, como: autoestima elevada, ao manter relações saudáveis com outros bikers; desenvolver autoconfiança em conseguir superar os trajetos/obstáculos em cada pedal; resiliência ao lidar com um dia ruim em cima da bike e depois superar em outra pedalada; enfrentar/aumentar seus desafios a cada pedal realizado; ser empático com as necessidades de outros bikers, afinal, cada um tem um sentimento de valor pela bike. São essas e muitas outras condições que ela oferece.
Mas, é você quem faz tudo isso acontecer! Como? Pedalando!
A bike sempre foi uma realidade para ganhos nas esferas psicológicas, físicas e sociais. Estamos num processo diário de enfrentamento, mas, se analisarmos com mais precisão, ela sempre ofereceu contexto para nos enfrentarmos, nos desafiarmos, evoluirmos e darmos valor à nós mesmos.
Mas a bike sempre está, esteve e sempre estará para pedalarmos, evoluirmos e enfrentarmos qualquer caminho e desafio pela frente.
Só depende de nós… basta pedalar, que o desenvolvimento será uma realidade, pois você vai sentir e valorizar tudo o que ela tem a oferecer!
Del Bonetti
Psicólogo CRP – 134136-6 SP
Performance no Esporte
Instragram: @delbonetti