Como arrumar furo em pneu tubeless?
Seja na estrada ou na trilha, os pneus sem câmara oferecem diversas vantagens no desempenho. Na hora de arrumar os furos, porém, eles pedem alguns cuidados especiais. Confira mais detalhes no texto […]
Veja maisPara quem busca mais desempenho e controle da bike, a sapatilha com pedal de encaixe é, quase sempre, uma boa pedida. Afinal, com a bike presa aos pés, fica muito mais fácil pedalar em um terreno esburacado ou despejar potência, puxando e empurrando os pedais.
Porém, para quem vai trabalhar ou fazer outras atividades urbanas com a magrela, usar a sapatilha implica em outros tipos de vantagens, mas também em algumas desvantagens. Com as informações abaixo, cabe a você julgar se o pedal de encaixe vale a pena ou não para seus deslocamentos urbanos.
Vale destacar que, no texto abaixo, estamos falando de sapatilhas de mountain bike ou, de preferência, as urbanas. As sapatilha de estrada não são adequadas para o uso urbano, já que elas são mais complicadas de encaixar e extremamente ruins de usar em qualquer outra atividade.
Um calçado só para pedalar – Em caso de chuvas inesperadas ou outros imprevistos, ter um calçado exclusivo para a bike é uma grande vantagem. Isso permite que você troque o calçado ao chegar no seu destino.
Deslocamentos mais rápidos – Por ser mais rígido e manter os pés na posição correta, a sapatilha com pedal de encaixe permite que você desenvolva uma velocidade maior em seus deslocamentos. Além disso, você tende a se cansar menos.
Durabilidade – Sapatilhas foram criadas para suportar os rigores da pedalada. Para andar de bike, elas duram muito mais do que um tênis convencional.
Proteção contra lesões – Levando em conta que você tenha feito um bike fit e sua bike esteja corretamente ajustada, a sapatilha vai evitar que você pedale na posição errada, o que pode causar lesões.
Acelerações de emergência – Acelerar para escapar de um incidente ou encarar uma rampa inclinada são situações em que a sapatilha pode ajudar bastante.
Mais controle – Com o pé preso na bike, você não corre o risco do pedal escapar, ao passar em um buraco ou outro obstáculo. Esse tipo de situação pode fazer você perder o controle da bike.
Armazenamento – Nem todo mundo pode deixar um calçado no trabalho ou em outros locais. Isso quer dizer que, se você for usar a sapatilha, terá que carregar um calçado pra cima e pra baixo o tempo todo.
Desconforto para caminhar – A maioria das sapatilhas, mesmo as de mountain bike, que usam tacos pequenos, são bastante desconfortáveis para caminhar. Elas também costumam escorregar mais do que calçados convencionais.
Ruins para usar o tempo todo – Mesmo uma sapatilha casual não deve ser usada o dia inteiro como um calçado normal. A rigidez da sola impede que o pé flexione e, com certeza, depois de algumas horas de uso o desconforto é evidente.
Bike menos prática – Uma bike com pedais de encaixe fica ruim ao ser usada sem sapatilha, já que o pedal é pequeno e escorregadio. Uma dica é usar um pedal misto, com um lado de encaixe e outro plataforma.
Quedas – Depois que você acostuma, soltar o pedal ao parar a bike se transforma em um reflexo. Porém, até que isso aconteça, o ciclista fica mais suscetível a quedas, principalmente em paradas de emergência, algo que pode acontecer, com certa frequência, no trânsito.