Ir trabalhar de bicicleta é uma excelente maneira de manter a saúde do corpo e da mente, além de economizar bastante no tempo e, muitas vezes, também o seu dinheiro. Abaixo, confira algumas dicas para deixar seu convívio diário com a bike ainda melhor.

1 – Pedale com segurança

Respeitar as leis de trânsito, utilizar as roupas, equipamentos e ferramentas corretas e respeitar regras gerais de segurança são comportamentos que você sempre deve seguir. Por isso, o primeiro passo é sempre tomar atitudes conscientes. 

2 – Escolha um caminho no fim de semana

Trace um percurso com um aplicativo de sua preferência, evite avenidas e subidas muito inclinadas e aproveite o trânsito mais tranquilo do fim de semana para testar sua rota. Preste atenção nas subidas, cruzamentos e outros pontos que possam gerar dificuldade ou risco. 

3 – Use paralamas e bagageiro

Existe um motivo para vermos tantos ciclistas urbanos de bagageiro e paralamas. Eles são úteis para evitar que a sujeira da rua voe no seu rosto ou nas suas costas e para que você não fique com as costas suadas, carregando uma mochila. 

4 – Uma roupa para pedalar, outra para trabalhar

Se você mora longe ou se é impossível chegar no seu trabalho de bicicleta sem ficar muito suado, uma boa opção é usar uma roupa para pedalar e levar outra para trocar quando chegar ao trabalho. Neste caso, pense em roupas adequadas para o clima – elas não precisam ser específicas para bike, mas roupas especiais sempre serão melhores para pedalar. 

5 – Organize o que levar

Seja na mochila ou no alforge, é importante organizar o que você precisa levar todos os dias para o trabalho e tornar esta arrumação automática. Via de regra, você vai precisar de uma muda de roupas completa e uma toalha, mas as necessidades de cada um varia muito. Acondicione tudo em sacos plásticos, para manter a higiene e proteção contra chuva. 

6 – Lenços umedecidos

Para quem não tem chuveiro no local de trabalho, o lenço umedecido é uma das melhores opções. Com os lenços e uma pia para lavar o rosto, é plenamente possível fazer uma higiene básica, antes de trocar de roupa. Obviamente, convém reaplicar o desodorante. 

7 – Local para guardar a bike

Um dos maiores desafios para o ciclista urbano é justamente esse. Se seu local de trabalho não tiver um bicicletário, tente conversar com alguém, para ver se é possível deixar a bike em algum local seguro – uma bicicleta dobrável ajuda nessas horas. Além disso, estacionamentos de grandes lojas e shopping centers podem ter bicicletários, assim como algumas estações de metrô. Além disso, atualmente existem algumas estações de atendimento para ciclistas com chuveiros, armários e paraciclos. 

8 – Deixar coisas no trabalho

Dependendo de onde você trabalha, é possível deixar algumas coisas no trabalho. Pense em deixar meias, roupas de baixo e, talvez, até um calçado ou uma necessaire. Infelizmente, pode acontecer de você pegar uma chuva ou esquecer de levar meias adicionais. 

9 – Manutenção da bike

Por mais que uma bike pareça ser um mecanismo simples, por ter todos os seus componentes expostos requer manutenções mais frequentes. Por isso, de dois em dois meses, convém levar a bike para uma revisão básica, com um mecânico de confiança. Além disso, é muito importante limpar e lubrificar a transmissão da bike, principalmente se você pegar uma chuva.

10 – Considere uma elétrica

A criação do pedal assistido é uma das inovações mais importantes de todos os tempos no mundo das bikes urbanas. Mesmo sendo mais pesadas e difíceis de carregar nos braços, as bikes elétricas facilitam muito os deslocamentos urbanos, permitindo que distâncias e aclives maiores sejam encarados com muito mais facilidade e velocidade, sem suar demais a camisa. Se couber no bolso e na rotina, com certeza elas valem a pena! 

Veja também