Para quem anda na estrada, o pelotão é uma excelente maneira de treinar acompanhado, fazer amigos, conversar e, de quebra, encontrar aquele estímulo para seguir evoluindo o seu condicionamento físico. Por isso, confira abaixo algumas dicas para rodar com mais segurança, aproveitando uma das melhores partes do ciclismo de estrada.

1 – Não ande de meia roda

Esta situação acontece quando a roda dianteira de um ciclista fica lado a lado com a roda traseira de outro, criando uma situação de enorme risco, caso o ciclista que vai a frente mova-se lateralmente. Por isso, jamais permita que sua roda dianteira ultrapasse a roda traseira de quem vai a sua frente. O ideal é seguir logo atrás, com cerca de um palmo entre os pneus das duas bikes. Confira neste texto mais dicas de segurança

2 – Mantenha a linha

Nas curvas, você deve manter sua linha para evitar fechar a porta de terceiros, com o mesmo valendo para as retas. Para mover-se lateralmente dentro do bloco, tenha certeza que não vai fechar ninguém e que os outros ciclistas entenderão sua intenção – sinalizar com os braços vale a pena.

3 – Evite o fundão

O fundo do pelotão é mais perigoso do que a frente. Afinal, quanto mais ciclistas estiverem a sua frente, maiores são as chances de você se envolver em um acidente. Além disso, em frenagens e acelerações, a frente do bloco costuma se distanciar da traseira, criando um efeito sanfona, que acaba cansando mais quem vai perto da rabeira. 

4 – Identifique potenciais causadores de acidentes

É importante observar os outros integrantes do pelotão, para identificar pessoas que possam causar problemas. Preste bastante atenção em ciclistas que pedalam balançando demais a bike ou fazem movimentos bruscos demais – mantenha distância de pessoas assim.

Também fique de olho em quem está cansado, já que uma pessoa no limite comete mais erros.

5 – Atenção ao ficar em pé

Algumas pessoas jogam a bike para trás na hora de ficar em pé para pedalar, o que facilmente pode causar acidentes com quem vem atrás. Por isso, se estiver em um grupo, levante-se com cuidado, para evitar tocar a roda de quem o está seguindo de perto.

6 – Cada grupo é um grupo

Alguns grupos fazem simulados de corrida, outros rodam em ritmos mais constantes. Entender o grupo é fundamental para não ser o “peixe fora d’água”. Obviamente, atacar em um pedal de passeio não é uma receita legal para fazer amigos, nem sobrar de um simulado de corrida e depois ficar reclamando.

7 – Avise se for cortar

Quando o ritmo do pelotão aperta, o grupo vira uma fila indiana. Nesta hora, se você estiver no meio do grupo e perceber que não vai suportar o ritmo, tome cuidado para não abrir um buraco no pelotão – quem ficar atrás da quebra não vai ficar feliz com você. Se observar que suas forças estão acabando, sinalize com o cotovelo esquerdo para o ciclista que vem atrás e mova-se lateralmente para a direita, para sair do grupo, de preferência, sem reduzir muito a velocidade.

8 – Cuidado para comer e beber água

Se for comer alguma coisa ou tomar água dentro do pelotão, convém mover-se para a traseira, para não colocar a segurança do grupo em risco, já que as chances de cometer um erro aumenta nessas horas. Confira outras boas práticas do ciclismo neste texto.

9 – Sinalize obstáculos

Se perceber algum obstáculo, como um buraco ou objeto na pista, aponte para ele de forma incisiva. Com isso, os ciclistas que vêm atrás de você podem saber para onde devem ou não ir. 

10 – Puxe, se conseguir

Puxar o pelotão demonstra que você está interessado em ajudar o grupo. Por isso, depois que você já se sentir mais integrado, vá para a frente e dê uma puxada, sempre mantendo o ritmo proposto. Para fazer isso, ultrapasse pela esquerda do bloco, puxe por um determinado tempo em que você se sinta confortável e, depois, recolha-se para a traseira do pelotão pela direita. 

11 – Evite frenagens bruscas

Cuidado ao reduzir a velocidade no pelotão, já que uma frenagem brusca pode gerar um engavetamento atrás de você. Para fazer pequenas mudanças de velocidade, levante o tronco e use a resistência do ar. Se precisar usar os freios, faça com cuidado e alerte os outros ciclistas. 

12 –Evite bikes de guidão reto

Bicicletas de trilha ou híbridas, com o guidão reto, são mais perigosas dentro de um pelotão do que uma bike com guidão curvo, de estrada. Além de, normalmente, serem mais largos, os guidões retos podem se enroscar mais facilmente em uma bike que vai ao lado.

Com o guidão curvo, os ombros dos ciclistas se encostam antes da ponta do guidão, uma situação facilmente contornável, desde que você mantenha a calma.

13 – Aprenda a saltar

Aprenda a dar pequenos saltos com a bike, puxando o guidão e o pedal de encaixe para cima ao mesmo tempo. Muitas vezes, se você estiver dentro de um pelotão, esta pode ser sua única opção, já que desviar ou frear rapidamente em um obstáculo pode, facilmente, gerar um tombo. 

14 – Não ande no clip

Em nenhum momento, ande apoiado nos Clips de Guidão (aerobars) dentro de um pelotão. Esta situação deixa o controle da bike reduzido e tira o acesso rápido aos freios – definitivamente, JAMAIS faça isso!

Veja também