O pneu é o ponto de contato da bike com o terreno. Porém, existem muitos tipos de bikes e muitos tipos de terreno. Isso quer dizer que, na hora de trocar os pneus da sua bicicleta, é preciso saber algumas coisas para acertar na escolha.

Pneu em resumo

Banda de rodagem (Tread) – Parte do pneu que entra em contato com o terreno. É nela que ficam os cravos que formam o desenho do pneu.

Carcaça (casing) – É a estrutura do pneu. Normalmente feita de um mix de diferentes tecidos como nylon, camadas de proteção e borracha.

Talão (Beads) – Cinta que fixa o pneu ao aro. Pode ser de arame ou dobrável, feita de um composto de kevlar.

Borracha (Rubber) – A borracha do pneu pode ser mais macia e aderente ou mais dura e durável. Além disso, o pneu pode ter diferentes tipos de borracha em suas partes. O meio do pneu, por exemplo, pode ser mais duro para ter mais durabilidade, enquanto as laterais podem ser mais macias para grudar nas curvas.

Parede lateral – Parte do pneu que não entra em contato com o terreno.

TPI – Indica quantos fios por pelegada o tecido do pneu tem. Ou seja: um pneu 60 TPI tem uma carcaça com 60 fios por polegada quadrada. Quanto maior o TPI, mais fino é o fio do pneu, o que torna a carcaça mais flexivel.

Pneus de cross-country

O pneu de cross-country, seja ele maratona ou olímpico, precisa oferecer um bom mix entre velocidade, tração e resistência contra furos – fatores que costumam caminhar em direções opostas.

Pneu para XC

Em terrenos mais lisos e duros como os estradões de terra, a resistência contra o rolamento é um fator muito importante. Por isso, neste caso, opte por pneus com cravos pequenos e bem agrupados, especialmente se o terreno for de terra batida.

Para provas e treinos de cross-country olímpico, os pneus devem apresentar uma banda com cravos um pouco mais agressivos, principalmente se a pista tiver obstáculos mais técnicos – se as trilhas que você anda forem de terra mais macia, úmida ou com lama, evite pneus muito lisos.

Para garantir a tração nas curvas, muitas vezes, vale a pena optar por um pneu dianteiro um pouco mais largo e cravudo, mesmo que isso custe alguns gramas de peso.

Pneu para XC

A largura de um pneu de cross-country costuma variar entre 1.9 e 2.25. Apesar disso, algumas bikes desta modalidade já estão sendo equipadas com pneus 2.35, especialmente na dianteira.

Lembre-se que é importante ter proteção contra furos, mas vale ressaltar que camadas grossas ou múltiplas camadas acrescentam peso e resistência contra o rolamento.

Pneus de trail e all-mountain

Os pneus para bikes trail ou mesmo para uma XC, utilizada de forma menos competitiva e sem foco total no desempenho, podem ser maiores, mais pesados e versáteis do que os pneus puramente de XC. Afinal, o objetivo deste tipo de bike é oferecer segurança, diversão e velocidade na trilha do fim de semana. Por isso, opte por modelos que tenham cravos mais agressivos, mesmo que isso custe um pouco de velocidade.

Pneu para All-Mountain

Outro detalhe importante é que, muitas vezes, vale a pena escolher um pneu com camadas de proteção, já que eles são mais resistentes contra rasgos nas laterais.

Os pneus desta modalidade costumam ter entre 2.25 e 2.5 polegadas de largura; é bastante comum encontrar uma mistura de pneus menos agressivos e com melhor rolagem na traseira e modelos mais cravudos na dianteira.

Enduro e Downhill

Para estas modalidades, os pneus precisam apresentar muita tração e resistência, principalmente por conta do risco de cortes em impactos contra pedras, raízes e aterragens de saltos.

Pneu Enduro

Os pneus de downhill normalmente tem mais de 2.5 polegadas, enquanto os modelos indicados para enduro são um pouco menores, já que o ciclista também precisa subir com a bike.

Opte por desenhos super agressivos, tanto na dianteira quanto na traseira. Diferente de outras modalidades, a tração de frenagem passa a ser muito importante, já que preciosos segundos podem ser perdidos tentando parar a bike.

Pneu DH

Os cravos laterais dos pneus dianteiros devem ser bem proeminentes, garantindo o máximo de tração e velocidade nas curvas.

Desenho dos cravos do pneu

Altos e bem espaçados – Funcionam bem na lama e no terreno macio. O espaço entre os cravos melhora o escoamento da lama e o tamanho ajuda a encontrar o terreno duro.

Pequenos e agrupados – Menos aderência, mas mais velocidade, com baixa resistência ao rolamento

Em rampa – Normalmente na região central, ajudam a reduzir a resistência ao rolamento

Cravos laterais – Normalmente maiores, promovem a tração nas curvas.

Cravos de transição – Ficam entre os centrais e os laterais e ajudam a manter a tração enquanto você vai deitando a bike.

Compatibilidade com aros

A lista abaixo é uma recomendação. Antes de comprar, confira as especificações do seu pneu no site do fabricante.

-Largura interna do aro: 21-23mm — Pneus entre 2.0-2.25

-Largura interna do aro: 24-26mm — Pneus entre 2.25-2.50

-Largura interna do aro: 27-30mm — Pneus entre 2.35-2.8

-Largura interna do aro: 30-35mm — Pneus entre 2.5-3.0

-Largura interna do aro: 35-42mm — Pneus entre 2.8-3.0

Veja também