Assim como em qualquer bicicleta, o pneu é um dos componentes mais importantes de uma bike de estrada. Afinal, é ele quem liga a bicicleta ao asfalto, provendo aderência e controle para o ciclista. Embora seja menos crítico do que o ajuste de pressão de pneus no MTB, acertar nas libras é muito importante para o seu conforto e segurança.
Para saber o que você deve levar em um pedal, confira este artigo.
Tabela geral de pressão
A tabela abaixo é apenas uma recomendação geral, indicada para servir como um ponto de partida no ajuste dos pneus da sua bike de estrada. Depois, siga as dicas abaixo para encontrar um ajuste mais preciso. PSI: Quantidade de ar que você insere na câmara.
Recomendação do fabricante
Sempre convém visitar o site do fabricante dos pneus da sua bicicleta para observar a recomendação oficial de fábrica.
Mais cheio é melhor?
Não. Andar com o pneu mais cheio do que o recomendado não deixa a bike mais rápida, além de reduzir o conforto e a aderência. Isso acontece porque um pneu muito cheio não “copia” o terreno, perdendo velocidade cada vez que ele bate nas pequenas deformidades do asfalto. A redução de aderência pode, inclusive, causar acidentes.
Mais fino é melhor?
Antigamente, acreditava-se que pneus mais finos eram mais rápidos. Mas, pelo mesmo motivo citado acima, hoje sabe-se que isso não é verdade. No passado, muitas bikes utilizavam pneus de 19mm, depois passamos para os 20mm, 23mm e, atualmente, a maioria das bikes vêm equipadas com pneus de 25mm ou até 28mm. O pneu mais largo é mais confortável e roda melhor em terrenos mais agressivos. Porém, não é recomendado que a largura do pneu ultrapasse demais a largura do aro, já que isso prejudica a aerodinâmica e o controle da bike.
Mais largo, menos pressão
Como você reparou na tabela acima, os pneus mais largos devem trabalhar com pressões menores do que os mais finos. Com isso, um pneu mais fino é mais duro por ter menos volume de ar, além de precisar de uma pressão maior para funcionar corretamente e sem furos.
Nem muito cheio nem muito vazio
Um pneu muito cheio deixa a bike dura, desconfortável e dificulta o controle em situações de baixa aderência, e um pneu muito vazio deixa a bike lenta e diminui muito o rendimento das pedaladas. A calibragem ideal de um pneu não está nos extremos, e varia de acordo com o peso do Ciclista, como mostra a tabela acima.
Tubeless de estrada
Tubeless = Pneu sem câmara
Graças a pressão elevada, o uso de rodas e pneus especiais para montagens sem câmara é obrigatória para montar um tubeless na bike de estrada. Jamais tente adaptar rodas e pneus convencionais para esta aplicação. Na estrada, o tubeless oferece uma grande vantagem na resistência ao rolamento e no conforto, já que retiramos da equação o atrito da câmara com a parte interna do pneu. Por outro lado, justamente pela pressão, o selamento dos furos é menos eficiente, já que o selante costuma ser expulso para fora com muito mais força.
Diferente do que acontece no MTB, o uso de montagens sem câmara na estrada é menos comum, já que as vantagens de desempenho acabam conflitando com a maior dificuldade de montar e desmontar o sistema durante um pedal. O sistema tubeless fura menos do que um sistema com câmara, mas a diferença é menos gritante do que no MTB. De uma forma ou de outra, se for usar tubeless, lembre-se que ele pode trabalhar com uma pressão um pouco inferior do que os convencionais.