Até poucos anos atrás, a bicicleta com rodinhas era a única maneira de um garoto ou garota aprender a pedalar. Porém, de algum tempo para cá, as bicicletas de equilíbrio, ou balance bikes, ganharam muito mais presença no mercado, principalmente por conta de suas muitas vantagens. 

Uma balance bike permite que a garota ou garoto mantenha os pés em contato com o chão, usando os mesmos para pegar impulso com segurança, enquanto aprende a parte mais difícil de andar de bicicleta: manter-se equilibrado. 

Em alguns casos, o primeiro contato com esse tipo de bike já pode ser feito a partir dos dois anos. Mas, deve-se destacar que cada caso é um caso e que é importante respeitar as individualidades. 

Por conta dessas vantagens, a maioria dos especialistas indicam as bicicletas de equilibro para quem deseja realizar o primeiro contato com a bicicleta.

Já comprei uma bike normal. E agora?

Uma boa dica se você comprou uma bike convencional para sua garota ou garoto é retirar os pedais com pedivela e tudo, baixar o selim no máximo e tirar as rodinhas. Com isso, você usa a bike que você já tem em casa como uma bike de equilíbrio. Depois, basta remontar tudo. 

Diferentes tipos e modelos

Existem muitos tipos de bicicletas de equilíbrio, com modelos mais simples, feitos em aço e até algumas importadas, super modernas, feitas em fibra de carbono. Independente do caso, é fundamental entender que este tipo de bicicleta é melhor para quem está começando do que a tradicional combinação de uma bike com pedal e rodinhas, justamente porque é mais importante aprender a ficar equilibrado do que a pedalar.

Além do que, esse tipo de bike dá uma liberdade muito maior, permitindo que o “piloto” se divirta muito mais – e é justamente assim que alguém se apaixona pela bicicleta. Depois, a migração para uma bike convencional será relativamente simples.

 

Tamanho certo

Esteja certo que seu Grom Rider consiga colocar os dois pés nos chão, sem bater no quadro. Além disso, em cima da bike, ele não deve ficar nem encolhido e nem muito esticado. Se a bike tiver freios, certifique-se de que é possível apertá-los com força o suficiente, a ponto de parar a bike.

Veja também