Os furos são o problema mecânico mais comum da bike. Saiba como evitá-los e pedale com mais tranquilidade

Existem dois tipos de ciclistas: os que já sofreram um furo de pneu e os que já sofreram vários. Isso acontece porque os pneus de uma bike precisam ser leves e rolarem com eficiência, o que impede a criação de pneus com paredes super grossas, como os de carros e motos.

Porém, independente do terreno que você anda, é possível minimizar os furos com algumas medidas bem simples.

Pressão correta – O primeiro passo é sempre utilizar a pressão correta no pneu da sua bike de estrada e calibrar corretamente os pneus da sua mountain bike. Com isso, você minimiza as “mordidas de cobra”, tipo de furo que acontecem quando a câmara fica prensada entre o aro e algum objeto duro, como uma pedra.

Fitas anti-furo – Muitas pessoas gostam de utilizar a fita anti-furo, que funciona como um escudo, colocado por dentro do pneu, para impedir que objetos furem a câmara. Elas podem ser feitas de muitos materiais, mas, as mais conhecidas, utilizam uma mistura de kevlar e outros materiais resistentes. Tome cuidado na hora de instalar, já que pontas agudas deixadas na fita podem perfurar a câmara.

Confira a fita de aro – A fita de aro serve para tampar os furos por onde passam os raios da roda. Infelizmente, muitas bikes deixam a desejar na qualidade deste componente, o que acaba resultando numa câmara furada pelo aro. Confira se sua fita não está deformada e nem deslocada para o lado, permitindo que o buraco do aro fique exposto. Se necessário, troque a fita.

Pneus velhos – Pneus velhos, desgastados, ressecados e com cortes são muito mais suscetíveis aos furos. Lembre-se que a borracha tem uma vida útil, mesmo que o pneu não esteja sendo usado e, normalmente, quando ela fica ressecada, é preciso trocar o pneu.

Pneus reforçados – Embora sejam mais pesados, alguns pneus possuem camadas adicionais de proteção em sua estrutura. Elas evitam cortes e perfurações nos pneus e podem estar localizadas nas paredes laterais, na banda de rodagem ou no pneu inteiro. Este tipo de tecnologia costuma estar destacada no site do fabricante.

Tubeless – Principalmente no MTB, os pneus montados sem câmara e com líquido selante costumam ser bem menos sujeitos aos furos. Porém, seja na trilha ou na estrada, deixe essa montagem para quem tem experiência com mecânica e use componentes adequados.

Protetor de aro – Os protetores de aros são espumas ou borrachas que podem ser comercializadas em diversos formatos. Eles são montados pode dentro do pneu e evitam que o aro bata no chão em pancadas maiores. Mesmo com o tubeless, uma pedra muito grande pode comprimir o pneu contra o aro, causando um furo no próprio pneu um amassado no aro, por onde o ar pode escapar.

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