Vídeo: Quantas marchas minha bike precisa ter?
Pensando em comprar uma bicicleta e não sabe quantas marchas ela precisa ter? Então veja nosso vídeo com Gustavo “Cebo” Figueiredo, jornalista especializado em bike e acerte na escolha.
Veja maisSeja para usar como meio de transporte ou como ferramenta de treinamento e condicionamento físico, a bike pode ser uma excelente alidada para atingir seus objetivos. O ciclismo urbano é mais que um instrumento de locomoção, é a possibilidade de diminuir as emissões de gases estufa na atmosfera, desafogar o trânsito e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Com as dicas abaixo, você fica sabendo um pouco mais sobre como dar seus primeiros passos no ciclismo urbano.
Escolha a bike correta – O primeiro passo é descobrir o seu perfil de pedal, para poder comprar a bike correta, no tamanho certo e para suas necessidades.
Ajuste sua bike – É importante regular a bike para que ela se adapte ao seu corpo e para que os componentes e peças fiquem em perfeitas condições de uso. Não fazer isso pode causar dores, lesões e atrapalhar o uso da bicicleta.
Equipe-se – Lembre-se que, além de ajustar a bike, é importante utilizar os equipamentos básicos para pedalar e também carregar consigo tudo o que você vai precisar durante uma pedalada.
Pedale com segurança – Esteja sempre atento às dicas básicas de segurança, como respeitar as leis de trânsito e não se colocar em situações de risco.
Alimente-se e tome água corretamente – Converse com um nutricionista e siga as recomendações básicas de alimentação e hidratação.
Seja um bom ciclista – Tão importante quanto pedalar bem, é ter bons comportamentos, que agregam positivamente para o universo das bikes.
Aproveite – A bicicleta representa uma oportunidade de cuidar do corpo e também da mente. Por isso, use-a como ferramenta para uma vida melhor.
Ir trabalhar ou resolver seus compromissos diários é um dos melhores usos para uma bicicleta. Afinal, ela reúne praticidade, agilidade e deslocamentos de baixo custo. Confira como maximizar, facilmente, seus primeiros contatos com o ciclismo urbano para mobilidade.
Ande de bike – Antes de encarar o trânsito, ande bastante com sua bike em situações controladas. Isso dará, para o seu corpo, tempo de se adaptar aos controles e aos comportamentos da magrela.
Revise a bicicleta – Se não estiver começando com uma bike nova, leve sua bicicleta para uma revisão completa antes de começar a pedalar. Segurança em primeiro lugar!
Planeje com antecipação – Se for trabalhar, siga nossas 10 dicas para ir para o trabalho de bike. Lembre-se que é importante traçar sua rota e fazer um teste nela durante o fim de semana. Além disso, pense no que você realmente precisa levar.
Bike Anjo – Com medo de encarar o trânsito? Procure um Bike Anjo em sua cidade, que são pessoas especializadas em ajudar os outros a fazerem seus primeiros pedais urbanos.
Vá com calma – Pedale sem pressão e tente ser educado, até mesmo quando alguém for mal educado com você. Pode parecer impossível, mas manter a calma, deixará seus deslocamentos bem menos estressantes.
Desacelere quando estiver chegando – Quando estiver chegando perto do seu destino, desacelere e espere o suor secar.
Se você quer usar as ruas e parques de sua cidade para treinar, siga as dicas abaixo e tire o melhor proveito da sua bike urbana fitness.
Velocidade constante – Procure por locais onde você possa treinar, mantendo uma velocidade constante. O anda e para dos semáforos não é a melhor opção para o treinamento.
Utilize roupas ventiladas – Aposte em camisetas e bermudas ventiladas, de preferência de tecido sintético respirável. Se puder, invista em roupas específicas para ciclismo. Além disso, utilize sapatilhas de encaixe ou tênis apropriados para pedalar.
Compre um ciclo computador – O computador de bike permite que você monitore dados como velocidade, rotação dos pedais e ritmo cardíaco. Com a ajuda de um treinador, estes dados podem auxiliar a potencializar seus resultados.
Registre seus pedais – Existem dezenas de aplicativos de celular para monitoramento de pedais, sendo o mais famoso deles o Strava. Grave seus pedais para ter, sempre, um parâmetro de comparação.
Cuidado com o trânsito – Estar treinando não é justificativa para cometer infrações ou não dar preferência ao pedestre. Por isso, a escolha do seu local de treino é fundamental.
Procure grupos de pedais – Os grupos de pedais noturnos são muito comuns no Brasil e, com certeza, são uma das melhores formas de fazer pedais seguros, conhecer novos lugares e cultivar bons amigos. Procure um que se encaixe em sua rotina e estilo de pedal.