Sou Helena Coelho, advogada, doutoranda em Direito na UFMG, integrante da equipe de organização do Giro Rua, diretora-geral da BH em Ciclo e integrante do Cicli. Mas, mais que tudo isso, sou mulher e uso a bicicleta como meio de transporte há 5 anos, em Belo Horizonte.

 E hoje eu uso a bike em praticamente todos os meus deslocamentos, de dia e de noite, o que transformou radicalmente a minha história, a minha pesquisa, o trabalho e quem eu sou. Então em poucas linhas tento escrever dicas para se locomover de bike pela cidade. 

 

 

Bicicleta Urbana Sense Bike

Vá aos poucos

Importante ir aos poucos e respeitar seu limite, tanto físico quanto psicológico. Esta tudo bem descer da bike e empurrar em ladeiras ou passar por calçadas quando a via for muito movimentada. É importante construir a sua segurança e respeitar sempre o pedestre. Ao usar as vias, mantenha-se visível para os carros, ocupe a faixa da direita, sempre com prudência e atenção.

Conversões

Quer fazer conversão? É fundamental sinalizar com os braços e olhar antes de virar, que é uma maneira de evitar que o motorista seja surpreendido com a ação e faz com que nosso trânsito nas ruas seja mais fluido.

O que levar antes de sair de casa?

O que levar antes de sair de casa? É aconselhável levar um kit de ferramentas, uma chave 15 e câmara de ar, para que seja possível resolver os problemas do dia a dia. Mas não sabe trocar a câmara ou remendar? Ou teve outro problema e não consegue resolver? Está tudo bem, é possível tirar a roda da bike e colocar em um carro.

Como lidar com o suor?

Quer começar a ir para o trabalho de bike e está preocupado com suor? Procure levar uma muda de roupa e verifique se o seu trabalho tem vestiário caso queira tomar um banho antes de trabalhar. Aos poucos vamos adaptando a um modo de transporte mais sustentável e os benefícios de se locomover de bike são inúmeros.

Segurança

Uma das questões fundamentais para nós, mulheres, é a segurança para andar sozinha em qualquer hora nas vias. Recomendo sempre buscar alternativas em ruas com maior iluminação e que possuam uso misto do solo, por exemplo, presença de bares abertos até tarde, é comprovado que esses espaços são mais seguros para pessoas.

Vamos começar?

Chame seus amigos e amigas para fazerem passeios com você, participe de pedais, procure a associação de ciclistas da sua cidade, grupos de pedal e explore sua cidade, vá aos poucos: um domingo de tarde, que depois se tornará uma quarta à noite no giro rua!

Veja também