Por Helena Coelho – Mulheres de Gravel

Oi gente, tudo bem? Me chamo Helena Coelho, sou advogada, doutora em Direito pela UFMG e uso a bicicleta como principal forma de locomoção há oito anos na cidade de Belo Horizonte. Estarei com vocês por aqui no Como Iniciar no Pedal, em uma coluna quinzenal, e hoje reuni três dicas de boas práticas para as empresas estimularem o uso de bicicleta ao trabalho.

 

Sabemos que no mês de maio é comemorado o dia internacional do trabalhador e uma das melhores formas de se deslocar na cidade é de bicicleta, mas, para isso, é necessário que além de investimento em infraestrutura nas cidades, as empresas também estimulem esse tipo de deslocamento. Por isso, reunimos aqui dicas que uma empresa pode adotar para ser “mais amiga do ciclista”:

 

– Ter um local seguro para guardar as bicicletas: de preferência um bicicletário fechado, em local interno, para que a bicicleta fique protegida tanto em termos de segurança quanto das variações climáticas.

 

O bicicletário pode ser substituído por paraciclos, os quais devem ficar em locais protegidos, de preferência cobertos e com estrutura para prender os quadros. É fundamental que os paraciclos fiquem em locais seguros e preferencialmente com seguranças próximos.

 

– Instalar chuveiros: uma simples adaptação no banheiro permite com que o ciclista vá de bicicleta, tome banho e troque de roupa, o que gera maior conforto e facilita a adaptação. 

 

– Disponibilizar armários ou locais para guardar roupas: como o ciclista normalmente troca de roupa ao chegar, isso faz com que tenha que carregar mais coisas no seu deslocamento. É desejável ter um local para que possa guardar as coisas com segurança.

 

As dicas foram organizadas por ordem de importância e prioridade. O que acharam? Que tal implementar ou sugerir a implementação dessas boas práticas no seu local de trabalho?

 

Nos vemos no próximo artigo.

 

Um abraço,

Helena

 

Veja também