Com as dicas abaixo, você faz um ajuste básico na sua bicicleta

Para suas primeiras pedaladas, ajustar alguns detalhes da bicicleta como a altura e a posição do selim ajuda a evitar dores e lesões. Obviamente, a melhor forma de fazer isso é contar com o auxílio de um profissional de bike fit – só ele poderá regular a bicicleta com precisão para o seu corpo.

Porém, existem algumas coisas que você pode fazer em casa, que, apesar de não serem perfeitas, já são um ótimo primeiro passo.

Bike do tamanho certo

Logicamente, o primeiro passo é comprar uma bike do tamanho certo – Saiba mais. Na tabela abaixo, confira a recomendação da Sense Bike para os tamanhos de quadros de bicicleta:

ADULTOS:

GROM (GAROTOS E GAROTAS):

É importante dizer que as bicicletas femininas costumam ter uma geometria um pouco diferente, com a frente mais curta do que as bikes masculinas. Isso porque, em boa parte dos casos, as mulheres tem as pernas mais compridas em relação ao tronco e os braços mais curtos com relação aos homens. Porém, lembre-se que cada corpo é um corpo, e que uma escolha perfeita deve contar com a ajuda de um profissional de bike fit ou de um lojista confiável.

Altura do selim

Calcanhar no pedal – A forma mais rudimentar de ajustar o selim. Sentado na bike e usando o calçado que você irá pedalar, apoie o calcanhar no pedal e coloque o mesmo na posição mais baixa o possível. Nela, sua perna deve ficar levemente flexionada. Lembre-se que, durante a pedalada, você deve apoiar a parte da frente do pé nos pedais.

Fórmulas – Existem duas fórmulas básicas para encontrar a altura do selim com razoável precisão. Para ambas, usando o calçado e o short que você irá pedalar, meça seu cavalo, como ilustrado na imagem abaixo. Multiplique a altura do seu cavalo por 1.09 para achar a distância entre o topo do selim e o eixo do pedal, ou por 0.883 para encontrar a distância entre o eixo do movimento central e o topo do selim – ambas em centímetros.

Tipo do selim

Existem diferentes tipos de selim, indicados para diferentes anatomias e estilo de pedalada. Os modelos variam em largura, comprimento, materiais como fibra de carbono, aço, cromo e titânio, formato da almofada e até mesmo a presença ou não de áreas vazadas. É importante destacar que a escolha do selim é algo super particular, e que, inclusive, existem modelos específicos para a anatomia feminina. Nesta escolha, nada melhor do que contar com um profissional de bike fit e com a experiência que você for acumulando com o tempo.

Largura do selim

O selim da bicicleta não deve ser nem muito largo, nem muito estreito. Na verdade, quando você senta, seu peso deve ficar apoiado nos ísquios, que são aqueles dois pequenos ossos que ficam na base do quadril. É possível medir esta distância com precisão durante o bike fit, utilizando uma almofada especial.

Dureza do selim

A espuma do selim não pode ser nem mole e nem dura demais, e esta preferência vai mudar de pessoa para pessoa. Seja como for, fuja da armadilha dos selins super moles, já que eles permitem que os ísquios afundem, apoiando o peso em partes mais macias da anatomia humana – isso costuma gerar desconfortos em pedais mais longos.

Ajuste da Inclinação do selim

Comece com o selim paralelo ao chão. Uma boa forma de fazer isso é procurar por um aplicativo de nível para o seu celular ou com um nível manual. Feito isso, teste pequenas mudanças de inclinação, baixando ou levantando a ponta do selim. Muitas pessoas preferem o selim com a ponta levemente para baixo. Isso depende muito da forma de pedalar e do tipo de bicicleta. Nas bikes com suspensão traseira, é comum utilizar a ponta do selim um pouco para baixo, já que o peso do ciclista faz a suspensão afundar, levantando um pouco a ponta do banco.

Ajuste da posição horizontal do selim

Trata-se de um processo um pouco mais complexo, que fica realmente muito melhor quando feito durante um bike fit. O método “doméstico” de se fazer isso é o KOPS, que consiste em alinhar os joelhos com o eixo do pedal. Para fazer isso, peça ajuda para um amigo e, sentado na bike e com os pés nos pedais, gire a pedivela para que a mesma fique paralela com o chão. Nesta posição, a parte da frente do seu joelho deve estar exatamente sobre o eixo do pedal – utilize um prumo para medir.

Posição do guidão

Embora, em teoria, exista uma posição ideal para o guidão da bike, este é um detalhe que, principalmente no mundo do MTB, tem muito a ver com as preferências pessoais do “piloto”. Via de regra, um guidão mais baixo e mais longe vai permitir que o ciclista fique em uma posição mais agressiva, mas aumentam as chances de dores nas costas, braços e mãos. Por outro lado, a frente mais curta e alta deixa você em uma posição mais confortável. Nossa dica para quem está começando é que o guidão esteja, ao menos, na mesma altura do selim.

Conclusão

Não custa repetir que, com certeza, a melhor opção para pedalar com conforto e livre de lesões é fazer um bike fit. Porém, é importante destacar que, quando estamos começando, é normal sentir algumas dores no corpo, principalmente nos pontos de contato do selim e nas mãos.

Por isso, entenda que um pouco de desconforto no primeiro momento é esperado e ele tende a diminuir quando nosso corpo se acostuma com a posição e a atividade. Em caso de dores fortes, formigamentos, dormências e, principalmente, dores em articulações, procure imediatamente ajuda profissional.

Veja também