Vídeo: Glossário da bicicleta
Destrinchamos as peças da bicicleta e explicamos cada uma para você!
Veja maisPor Helena Coelho – Mulheres de Gravel
Uma das questões que mais nos levam a ter receio de viajar com a bike, principalmente para nós mulheres (e sozinhas!), é a falta de companhia. Já pararam para pensar o quanto o desconhecido nos bloqueia? Penso muito sobre isso e já há algum tempo “virei essa chave” na minha cabeça. A maior parte das minhas viagens levo a bicicleta, mas quais estratégias eu uso para continuar pedalando de forma segura e saber quais rotas são legais de fazer?
Para quem gosta de companhia para pedalar, vou contar um breve relato. Em 2019 recebi um convite para participar como palestrante em um evento em Santarém/PR, não levei a bicicleta. Mas sem carro e numa cidade plana, claro que a bicicleta era a melhor forma de se locomover, consegui uma emprestada com uma amiga. Comecei a me locomover com aquelas cecis rosas, super frágeis. Mas não me contentei com isso, queria pedalar e conhecer outros lugares.
Pensando nisso, antes de viajar, entrei no strava e mandei mensagem em alguns grupos de bicicleta de Santarém, expliquei que estava indo para a cidade, que ficaria 11 dias e gostaria muito de companhia para pedalar. O resultado? Foram extremamente receptivos, mas não só. Depois de pedalar um dia no grupo com a bicicleta “ceci” rosa, consegui uma MTB emprestada de um moço que tinha acabado de me conhecer. Ele me emprestou a bicicleta pelo tempo que eu estivesse na cidade e eu pedalei várias vezes com o grupo.
Para quem gosta de mais independência, um recurso muito bom é a sugestão de rotas, que alguns aplicativos como o strava tem, ou até mesmo buscar rotas em alguma biblioteca de aplicativos, como o Ride With Gps, Wikiloc, dentre outros. Uma boa pesquisa de rotas e busca de informações sobre o terreno, segurança e infraestrutura, nos levam a qualquer lugar.
Por fim, para aqueles que curtem criar suas próprias rotas e tem medo de enfrentar enrascadas pelo caminho, recomendo usarem a ferramenta mapa de calor, presente em apps como o strava e garmin connect, ela permite ver em linhas mais escuras onde os ciclistas mais passam. Evitando tomar decisões e seguir por caminhos errados. É uma ferramenta muito boa para quando estamos em uma rota e há uma dúvida sobre o percurso ou para decidir alguma possível alteração na rota enquanto estamos pedalando.
E vocês, quais estratégias usam?