Por Helena Coelho – Mulheres de Gravel

 

Não tenho carteira e nunca tive paciência com o tempo de espera dos transportes coletivos, tinha uma bicicleta parada em casa e há oito anos transformei minha vida. Optei pela bike para fazer meus deslocamentos diários, inicialmente meus deslocamentos para o trabalho eram cerca de 10km (ida e volta) e chegaram a ser 46km, quando trabalhei em Contagem/MG e morava em BH. Como eram esses deslocamentos? Como me preparava? Vou contar aqui para vocês e trazer algumas dicas.

 

Toda segunda sexta-feira de maio é comemorado o dia de “ir de bike ao trabalho” no mundo todo e, por isso, escolhemos essa data para falar do tema. Preparamos cinco dicas para vocês, vamos lá?

 

  • Organize tudo no dia anterior

Principalmente se o deslocamento for longo, deixe tudo pronto. Leve sempre mudas de roupa para que possa trocar. Em deslocamentos curtos e cidades com temperaturas mais amenas, talvez só uma camisa já seja suficiente.

 

  • Prefira bolsas próprias para bicicleta do que mochilas nas costas

Para evitar suor, o transporte dos objetos diretamente na bicicleta é uma ótima opção e as bolsas de bikepacking ajudam muito nisso.

 

  • Itens de higiene e suor

Nem sempre o local de trabalho terá chuveiro disponível, por isso algumas dicas são: levar lenço umedecido, spray anti-odor (para as roupas de ciclismo) e shampoo a seco.

 

  • Procure rotas com ciclovias ou ciclofaixas

Normalmente são rotas mais planas e o google vai te ajudar nisso, basta colocar o destino e escolher a bicicleta como o meio de transporte.

 

  • Leve ferramentas básicas

Não custa lembrar: chave allen, bomba e câmara de ar devem estar sempre com qualquer ciclista!

 

E aí, tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar? Conta para nós!

Veja também