As roupas e equipamentos fazem sua pedalada mais segura e divertida

Pedalar com segurança e ter a melhor experiência na bike são coisas que ficam mais fáceis quando você está corretamente equipado. Abaixo, separamos por categorias, os principais equipamentos para que você pedalar melhor.

Nesta outra matéria, aprenda mais sobre os equipamentos básicos que você precisa levar em uma pedalada. Saiba mais

Equipamentos que são utilizados em todas as modalidades do ciclismo

Capacete – O capacete é um dos itens de segurança mais importantes para quem anda de bicicleta. Lembre-se que, além de ter a qualidade atestada, o equipamento precisa ser do tamanho certo para sua cabeça e estar corretamente ajustado. Importante dizer que as tiras tem que estar rentes as orelhas e o ajuste traseiro precisa ser sempre conferido.

Óculos de proteção – Estar com os olhos protegidos durante um pedal é extremamente importante, já que é comum “dar de cara” com insetos voando ou mesmo detritos levantados por pneus de outros veículos ou bicicletas. Procure por modelos com proteção UV e resistência contra impactos. Existem óculos indicados para diferentes modalidades, formatos de rosto e até mesmo condição de luminosidade.

Luvas – Em caso de tombos, as mãos são sua primeira linha de defesa. Por isso, além de protegerem a pele contra o atrito nas manoplas, um bom par de luvas ainda pode ajudar bastante para evitar um machucado, justamente em uma das partes do corpo que você mais usa no dia a dia, seja para trabalhar ou estudar. Normalmente, no ciclismo de estrada as luvas deixam os dedos de fora para maior sensibilidade, enquanto no MTB, muitas vezes, a luva é fechada para mais proteção.

Equipamentos para ciclismo urbano

Roupas bem ventiladas – O Brasil é um país quente em sua maioria. Por isso, se for usar a bike como meio de transporte, pense em roupas que ofereçam boa liberdade de movimento e também ventilação.

Roupas extras – Sempre carregue uma blusa com você. Afinal, é comum o frio aumentar no fim da tarde, justamente quando você está voltando de bike do trabalho.

Calçado – Seja um tênis ou sapatilha, opte por um calçado adequado para pedalar, mas que também ofereça uma boa aderência e capacidade de caminhar em pisos variados. Inclusive, existem algumas sapatilhas especiais para uso urbano, que lembram muito mais um tênis convencional, mas com encaixe para os pedais. Aqui tem um vídeo para te ajudar a comprar sua primeira sapatilha!

Equipamentos para mountain bike

Roupas adequadas – É extremamente recomendável usar um short ou bretelle de lycra, com forro específico para pedalar. Se você não for adepto ao visual “roupa coladinha”,  use o short de ciclismo por baixo de uma bermuda mais convencional. A camiseta de ciclismo, apesar de não ser obrigatória, é muito útil por ter bolsos atrás e um zíper na frente, que ajuda na ventilação, além de um tecido mais respirável e que não encharca.

Pedal de encaixe ou plataforma? – O sistema de pedal de encaixe traz mais segurança, controle e potência para sua pedalada, sendo benéfico para boa parte dos praticantes do MTB. Em alguns casos, praticantes de algumas modalidades como o all-mountain, enduro ou downhill, preferem o plataforma, mas, mesmo entre eles, o pedal de encaixe é bastante comum. Para quem vai começar, tenha cuidado nas primeiras experiências com este tipo de pedal, treinando bastante encaixar e soltar as sapatilhas.

Óculos grandes e mais claros – Em muitas trilhas, principalmente nas mais fechadas, a incidência do sol é menor. Por isso, para algumas pessoas e situações, um óculos não  muito escuro pode ser uma boa opção. Além disso, o tamanho maior ajuda a proteger contra galhos e outro objetos. Escolha óculos com proteção comprovada contra raios UV e resistência contra impactos.

Luva fechada – Embora elas não sejam unanimidade, já que alguns ciclistas preferem as luvas de dedo curto, elas oferecem uma proteção adicional nas trilhas, algo útil não só em caso de tombos, mas também para proteger os dedos contra galhos ou outros objetos que você possa bater em uma trilha mais apertada. Alguns tipos de luvas fechadas permitem o uso em telas de toque de celular, são confeccionadas com materiais super leves e bem ventilados. Além disso, outras possuem a palma com apliques de gel, que aumentam o conforto.

Capacete fechado, joelheira, caneleira, etc – Se você é praticamente de modalidades mais agressivas como o enduro, utilizar um capacete fechado significa muito mais proteção em caso de tombos. Além disso, proteções adicionais como joelheiras, caneleiras e cotoveleiras podem ser uma boa pedida.

Equipamentos para ciclismo de estrada

Roupas Adequadas – Na estrada, o uso de um uniforme de ciclismo é fundamental, não só pela presença dos bolsos, do zíper e do tecido respirável, mas também por uma questão de aerodinâmica. Em velocidades maiores, um uniforme justo ao corpo é sensivelmente mais rápido do que uma roupa larga, e isso fará muita diferença no seu desempenho.

Sapatilha e pedal de encaixe – Estar “encaixado” na bike de estrada significa pedalar com mais eficiência e desenvoltura. Por isso, nesta modalidade, os pedais de encaixe são praticamente obrigatórios. Vale destacar que existem sapatilhas exclusivos para estrada, mas você pode usar uma sapatilha e pedais de MTB sem problemas.

Colete e jaquetas corta-vento – No inverno, carregar um corta-vento é sempre uma boa ideia. Ele é compacto, não pesa quase nada e pode salvar você de passar frio caso o tempo vire ou uma chuva caia. Os específicos para bike são bem ventilados, com alguns modelos tendo proteção UV e apliques refletivos, com algumas jaquetas podendo ter as mangas retiradas.

Equipamentos para Grom – Garotas e Garotos

Capacete adequado – Assim como a bicicleta, é preciso que a garota ou o garoto utilizem capacetes indicados para jovens, mas que também tenham os devidos selos de aprovação de segurança. Já existem no mercado capacetes fechados do tipo full face, como os da High One, que traz mais segurança ainda para as garotas e garotos que estão iniciando no pedal.

É muito importante ajudar os menores a ajustar corretamente o equipamento e investir em um produto com qualidade e conforto, para garantir a segurança e estimular a relação do Grom com a bicicleta.

Luvas de proteção – As luvas podem ser uma boa pedida, afinal as mãos sempre são a primeira linha de defesa. Elas devem ser indicadas para as mãos menores dos Grom Riders. 

Roupas adequadas – O Grom Rider deve utilizar roupas que ofereçam uma boa mobilidade para pedalar, e que, ao mesmo tempo, estejam alinhadas com o estilo descolado. Bermudas e camisas derivadas do all-mountain fazem sentido para os mais radicais e as roupas de ciclismo também são indicadas para esta modalidade.

Veja também