Como comprar sua bike
As principais dicas para você fazer a compra certa com o seu orçamento. Para começar no mundo dos pedais com o pé direito, a primeira coisa que você deve saber é qual […]
Veja maisPor Breno Bizinoto
As vezes nos perdemos na discussão do que é realmente importante na hora de escolher a bicicleta que queremos. Se o seu pedal é no asfalto, na terra ou na trilha, a escolha muda completamente. Assim como muda se estamos visando a bike para lazer, mobilidade urbana ou alta performance.
Em meio a tantas dúvidas, é normal que os novatos no assunto se percam em tantas opções presentes no mercado e acabem se fixando unicamente à discussão dos componentes de uma bike (pneus, selim e transmissão/grupo de marchas) e se esquecem de analisar a alma da bicicleta: a geometria.
Vale lembrar que aqueles componentes que exemplifiquei tem a vida útil bem menor e em algum momento serão trocados, mas o quadro da bicicleta será o mesmo para sempre.
Vamos dissecar hoje um ponto importantíssimo na geometria de uma bicicleta, o Ângulo da caixa de direção.
Percebam que o tubo da caixa da direção é o que vai definir qual é o ângulo que a suspensão vai ter para absorver os impactos da roda com o solo. Se a suspensão fica em uma posição mais inclinada, vai existir uma segurança muito boa na pilotagem dessa bike, principalmente em trechos de descidas íngremes.
Se a suspensão ficar em uma posição mais reta, ela terá uma característica de pilotagem mais arisca, ou seja, com um pouco mais de agilidade para alta velocidade e arrancadas, porém, com menos segurança e controle para trechos técnicos e descidas íngremes, correndo o risco de acontecer aquele famoso tombo virando de frente.
A medida do ângulo da caixa de direção de uma bicicleta é definido pela indicação D no diagrama acima. Quanto menor for essa medida, mais “inclinada” estará a suspensão e terá melhores características de pilotagem técnica. À medida que este número aumenta, a suspensão fica mais “reta” em relação ao solo, e adota as características de bike mais veloz e arisca.
Para termos referência, vamos pontuar aqui alguns modelos de bikes da Sense, quais são as modalidades que elas abrangem e qual é a medida da caixa de direção de cada uma delas:
Sense Hardcore:
Modalidade: All Mountain
Ângulo de caixa de direção: 65º
A Hardcore é a bike da Sense que tem o menor ângulo de caixa de direção, ou seja, tem a suspensão mais inclinada em relação ao solo e proporciona uma segurança excelente em descidas íngremes. Como não tem uma suspensão traseira, o ângulo de caixa de direção garante que ela seja uma típica All Mountain, promovendo total segurança para o conjunto.
Sense Exalt LT Factory
Modalidade: All Mountain
Ângulo de caixa de direção: 65,5º
A Exalt possui meio grau a mais na medida que estamos discutindo, o que é pouco, mas já faz uma diferença grande. Acontece que, diferente da Hardcore, essa bike possui uma suspensão traseira, o que vai compensar essa diferença, partindo do princípio de que quando o amortecedor traseiro estiver comprimido, essa medida ficará ainda maior – solução que não existe para uma bike rígida como é a Hardcore.
Sense Invictus Carbon
Modalidade: MTB XC
Ângulo de caixa de direção: 67º
Por ser uma bike feita para o XC, o ângulo da caixa de direção já aumenta para 67º. Isto quer dizer que esta será uma bike mais veloz e mais ágil se comparada com os modelos anteriores, que são para terrenos mais acidentados. Obviamente, a pilotagem aqui será um pouco mais arisca, se adequando aos obstáculos propostos para uma pista de Cross Country.
Pilotos dessa modalidade não podem utilizar ângulos de caixa de direção baixos e parecidos com as bikes de enduro, pois ficarão lentos em subidas e arrancadas. Da mesma forma, não podem aumentar demais esse número, pois perderiam segurança nos obstáculos das pistas de Cross Country. O meio termo é a receita ideal aqui.
Sense Fun
Modalidade: MTB Recreativo
Ângulo de caixa de direção: 69,5º
A Sense Fun não tem uma proposta de alta performance e nem de transposição de grandes obstáculos. O MTB recreativo é aquele que você vai pedalar com os amigos, desbravar estradas de terra, utilizar a bike em diversas situações, inclusive no asfalto como se fosse uma bike urbana (por que não?)
Sua medida de ângulo de caixa de direção é de 69,5 graus, evitando que seja uma bike lenta em arrancadas e preservando a força do piloto amador, ainda permitindo que ele tenha uma excelente segurança nas trilhas.
Este é um ótimo exemplo de por que devemos observar as medidas de geometria. Basta comparar a Fun com as outras bikes de entrada existentes no mercado e você vai ver que ela é uma das que vai entregar a melhor segurança de pilotagem, ou seja, possui um dos menores ângulos de caixa de direção entre as bikes de entrada do mercado. Em outras palavras, é uma bike de entrada que preza pela segurança e conforto na pilotagem.
Sense Versa
Modalidade: Gravel
Ângulo de caixa de direção: 70º a 73º (a depender do tamanho do quadro).
Para a proposta do gravel fica visível como a inclinação do garfo fica bem mais reta em relação ao solo. Aqui não existe mais suspensão, afinal, não existem grandes obstáculos como nos eventos de XC e Enduro. A proposta é de uma bicicleta que consiga ser bem veloz, precisando lidar com terrenos acidentados somente. Naturalmente, é uma medida bem parecida com as road bikes, que ficam ainda maiores para ganharem mais agilidade.
Para concluirmos o nosso estudo, fica bem claro que o ângulo da caixa de direção muda substancialmente de acordo com a modalidade escolhida.
À medida que uma bike se propõe ser mais veloz, este numero aumenta. À medida que a bike se propõe a cumprir disciplinas de gravidade e transposição de obstáculos, o ângulo da caixa de direção diminui.
E pensar que seria legal ter uma Gravel com a mesma medida de uma bike de enduro beira a insanidade, pois estaríamos literalmente mudando a categoria daquela bicicleta – ou impondo características que ela jamais utilizaria.
Assim como a bike de enduro não poderia ter um ângulo maior, pois se transformaria em uma Gravel e perderia todas as suas habilidades de fazer aquilo que lhe é proposto em sua modalidade.
E por último, temos que nos atentar a estes números quando estamos em dúvida de qual é a bicicleta que queremos comprar. Dois modelos que concorrem entre si no mercado podem apresentar medidas bem diferentes – que agora você já sabe avaliar qual vai te atender.
E tudo isso vem bem antes de ficar pensando em qual pneu ou câmbio vêm de fábrica, afinal, pneu tem jeito de dar upgrade, câmbio também, assim como cada acessório pode entrar na negociação e ser trocado. Mas a geometria de uma bicicleta, essa vai durar para sempre.
Bons pedais!