O selim é o principal ponto de contato do ciclista com a bicicleta e, muitas vezes, a causa das maiores reclamações dos bikers. Porém, existem algumas coisas que você pode fazer para pedalar com muito mais conforto. Logicamente, tudo começa ao escolher corretamente sua bike. Além disso, é importante equipar-se corretamente para pedalar e ajustar a bicicleta de forma ideal para você. No entanto, existem mais algumas dicas que você pode seguir, caso o selim da bike ainda esteja causando algum incômodo.

Dê tempo ao corpo – Quando começamos a pedalar, é comum sentir um certo desconforto com o selim. Por conta disso, comece com pedaladas mais curtas e vá aumentando a duração aos poucos.

Levante ou pedale em pé – Nem o melhor ciclista do mundo consegue ficar sentado para sempre. Por isso, de tempos em tempos, pedale a bike em pé ou pare, por alguns instantes, para aliviar a pressão – pedaladas em ciclovias são ótimas para isso, graças aos semáforos fechados do caminho.

Banco alto ou torto – Uma fonte muito comum de dores decorre do uso do banco demasiadamente alto. Além disso, a ponta do selim muito pra baixo ou muito para cima também pode incomodar.

Selim correto – O peso do corpo deve ficar apoiado sobre os ísquios, que são aqueles dois pequenos ossos que ficam na parte de baixo do quadril. Por isso, seu selim deve ter a largura correta, algo que pode ser definido durante um bike fit, sentando em uma almofada especial. Vale destacar que selins super largos ou super macios não oferecem mais conforto, principalmente em pedaladas mais longas.

Bermuda ou bretelle de ciclismo – Uma boa dica é usar roupas específicas para ciclismo. Feitos de materiais justos e respiráveis, normalmente, as bermudas e os bretelles são forrados com um tipo de almofada especial, que ajuda a suavizar a pressão do banco. Com eles, não devemos usar cueca ou calcinha, pois, muitas vezes, as costuras e o acúmulo de umidade das roupas convencionais podem machucar a pele.

Roupas e selins femininos – Existem bermudas de ciclismo e selins indicados para as mulheres. Eles levam em conta as diferenças anatômicas, para reposicionar zonas de dureza da espuma, formato do selim e até o posicionamento das texturas nas almofadas da bermuda ou bretelle.

Gel antiatrito – Muito indicado para pessoas que passam longas horas pedalando, o gel antiatrito evita assaduras, outras lesões e irritações, que podem aparecer do contato entre a almofada da bermuda e a sua pele. Evite os géis baseados em derivados de petróleo, como a vaselina.

Higiene – Para muitas pessoas, tomar um banho antes de pedalar ajuda muito, principalmente se você costuma ir ao banheiro antes de sair de casa.

Selins com sulco central – Muitas pessoas se adaptam melhor aos selins com sulco no centro, já que eles podem ajudar a aliviar a pressão em zonas mais delicadas do corpo, concentrando o peso nos ísquios.

Selins mais planos ou encurvados – Em alguns casos, a curvatura da traseira do selim pode definir se você vai ou não se adaptar à ele. Teste selins mais planos e mais arredondados para ver qual é sua preferência.

Selins por modalidade – Existem selins urbanos, de estrada e de MTB. Porém, a escolha do selim tem mais a ver com o formato do seu corpo e a sua posição na bike do que com a modalidade que você pratica. Isso quer dizer que um selim de estrada pode funcionar para um mountain biker, que pedala em posição agressiva e um selim de MTB pode agradar um atleta de estrada, que pedala mais reto, por exemplo.

Faça um bike fit – Da altura do banco até a inclinação do corpo, passando pela largura do selim, muitos são os fatores que podem ser causadores de desconforto no selim. Um guidão muito baixo, por exemplo, pode aumentar a pressão na parte anterior do períneo. Por isso, contar com um profissional treinado e capacitado é uma das melhores maneiras de evitar qualquer tipo de dor durante o pedal.

Testar, testar e testar – O selim é, de longe, o item mais particular de uma bicicleta. Muitas vezes, quando você descobre um modelo que te agrada, ele passa a equipar todas as suas bicicletas. Por isso, sempre que possível, teste diferentes selins – muitas marcas permitem que você faça um “test drive” de algumas semanas em seus produtos.

Veja também