Para apresentar o mundo da bike ao seu filho (a), lembre-se de que o processo deve ser prazeroso e que sua ajuda é fundamental para que ele se encante pelo mundo do ciclismo e não apenas aprenda a andar de bicicleta. Experiências negativas no começo podem gerar desistência. Cuide-se para não perder seu parceiro de pedaladas!

COMPRE A BIKE DO TAMANHO CERTO!

Pensar em comprar uma bicicleta maior para durar mais é um erro! Seu(a) filho(a) pode sentir dores, sofrer quedas e acabar desistindo de pedalar. Aqui temos uma tabela de sugestões para comprar a bike correta de acordo com o tamanho. Pegar uma bike do seu irmão não é como pegar uma roupa velha e gasta – uma bicicleta de qualidade possui grande longevidade, podendo atender várias crianças e ainda permanecer com bom valor de revenda! Se você quiser saber mais sobre como comprar uma bike, veja este post!

tabela tamanhos bike grom Sense Bike

  • Se seu filho vai começar numa bicicleta balance, ele estará preparado para usar o pedal logo que tiver equilibrando e tirando os pés do chão. Não recomendamos o uso de rodinhas, afinal, elas podem “atrasar” o desenvolvimento da habilidade de se equilibrar na “bike de pedal”!

DESENVOLVA AS HABILIDADES BÁSICAS SOBRE A BIKE

  • As primeiras pedaladas do garoto ou garota sempre devem ser supervisionadas por um adulto. Em um espaço amplo e aberto (parques, praças, quadras de esporte) simule um circuito colocando pequenos obstáculos em zigue-zague. Trace uma linha e treine o equilíbrio, suba e desça pequenos desníveis.
  • Treine a frenagem da bike: Crie situações em que o garoto(a) possa usar o freio e se habituar com seu uso. No começo, deve-se evitar a derrapagem, ou seja, frear bruscamente. A frenagem deve ser modular e gradativa. Escolha pequenos trechos para que o garoto ou garota treine desacelerações em diferentes níveis de frenagem.
  • Escolha uma marcha intermediária para as primeiras pedaladas do seu Grom. Quando ele já estiver familiarizado com a bike, busque percursos fáceis e amplos que lhe permitam testar, errar, testar e aprender como fazer a troca de marcha – usando as marchas leves na subida e pesadas nos planos e vias rápidas.

 

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Para que o pedal do seu(a) garoto(a) seja uma experiência positiva e prazerosa, é necessário se equipar! Capacete é indispensável! Aqui neste post você encontra mais dicas sobre como equipar seu Grom.

 

RESPEITAR OS LIMITES E APRESENTAR AS DIFICULDADES GRADUALMENTE

  • Não exponha seu(ua) filho(a) a esforços maiores do que ele aguenta. Ofereça as dificuldades de acordo com o desenvolvimento dele(a). Comemore as conquistas mais do que evidencie o erro! É treinando que ele(a) terá confiança e habilidade para lhe acompanhar no pedal!
  • Assim que você sentir que seu(ua) filho(a) está pronto para pedalar em grupos, bike parks ou em trilhas, leve-o(a), monitore seu progresso, vá se afastando aos poucos até que ele(a) consiga se aventurar sozinho(a). Até que ele(a) seja independente, não o(a) perca de vista!
  • Incentive a brincadeira de construir suas próprias pistas e obstáculos. Uma boa dica é criar percursos divertidos.

 

rampa high one - como iniciar no pedal

  • Ao encontrar um obstáculo, que possa gerar dúvida sobre como ultrapassá-lo (la), sempre questione e incentive a análise própria do(a) seu(ua) filho(a), para que ele(a) tenha melhor auto-conhecimento.
  • Tem dúvidas de onde levar seu(ua) filho(a) para pedalar? A Pump Track é uma ótima ferramenta de desenvolvimento, pois o(a) Grom aprenderá a utilizar o corpo a seu favor. Uma ótima dica é o Bike Beer Café, que fica em Nova Lima/MG. 

Colaboração Especial – Giga:  https://www.escolinhagigabike.com.br/  (31) 99301 1017

Veja também